Roteiro Gluten Free em

Andaluzia e Madri: Roteiro pelo sul da Espanha

Explore um roteiro inesquecível para 6 noites no sul da Espanha e Madri. Dos monumentos históricos com arquitetura admirável, praças gigantes, cultura caliente, a uma digna experiência de culinária gluten free, este guia oferece um itinerário detalhado para você aproveitar ao máximo sua viagem. No final, confira a "agenda organizada", um conteúdo premium que você pode consumir de graça!
Navegue nesse conteúdo

Desejando conhecer o sul da Espanha e não sabe por onde começar? Aqui está nossa sugestão de Roteiro de Viagem Gluten Free por algumas cidades da Andaluzia e Madri, com dicas de turismo e alimentação sem glúten em um só lugar. 🙂

OS LUGARES

O sul da Espanha tem um ar diferente, uma luz diferente, e uma energia diferente. Principalmente no verão, onde o sol brilha por muito mais horas do que nós, brasileiros, estamos acostumados.

Dependendo da época do ano que você for, pode ser muito quente e seco, então escolha bem a data da viagem. Minha recomendação é o início do verão europeu (junho), ou um pouco antes, na primavera, mas vai do gosto de cada um.

A escolha dos lugares é bem difícil, pois existem muitas cidades incríveis. No entanto, nesse roteiro focamos em conhecer a principal cidade da Andaluzia, a capital Sevilha (bastante porque tem boas opções Gluten Free que permitem que o viajante celíaco consiga ter uma estadia mais tranquila), adicionando uma outra cidade menor e charmosa no meio da viagem (e do caminho), Granada, e finalizando com Madri, capital da Espanha.

Se você quer conhecer um pouco mais de cada um desses lugares, confira também nossos Guias de viagem por cidade com informações mais detalhadas de cada lugar:

ALIMENTAÇÃO

As principais cidades da Espanha são bastante amigáveis aos celíacos e pessoas com outras desordens relacionadas ao glúten. Na Andaluzia, existem lugares interessantes para se alimentar Gluten Free, o que torna possível seguir um roteiro de viagem sem se preocupar em precisar cozinhar o tempo tempo, ou se arriscar e comer em lugares não seguros.

A princípio, você irá observar uma situação clássica: quanto maior a cidade, mais opções de alimentação sem glúten você terá. Sendo assim, se o seu objetivo é comer fora de casa com segurança, saiba que: Madri será um paraíso; Sevilha tem boas opções aptas para celíacos; Já Granada, por ser menor e em virtude de ter menos atrações turísticas, tem pouca opção, mas tem.

Contudo, algumas outras cidades na Andaluzia que são extremamente charmosas e dá muita vontade de conhecer não possuiam ainda opções totalmente apta para celíacos (pelo menos não conhecidas) quando estive na Espanha em junho de 2023, como é o caso de Ronda.

Esse cenário de escassez de restaurantes sem glúten em cidades menores dificulta a visita do viajante celíaco, mas não a torna impossível se você estiver disposto a carregar comida de uma cidade a outra, ou cozinhar. Mas nunca recomendamos se arricar e comer em um lugar não seguro, pois isso pode prejudicar o resto da sua viagem! Quando tempos poucos dias de férias, não vale a pena arriscar, não é mesmo?

DATAS E DURAÇÃO

Com seis pernoites na Espanha você certamente consegue aproveitar para ter um gostinho da Andaluzia e de Madri.

Por exemplo, você pode começar por Sevilha e terminar em Madri, ou o contrário. Seja como for, o interessante é Granada ficar no meio, em função da distância. Então verifique a disponibilidade de voos do local que você estiver e avalie os melhores preços de passagens. Nesse nosso roteiro de viagem pela Andaluzia e Madri, nós partimos do Porto, em Portugal. Dessa forma, em função da posição geográfica e preço, fazia mais sentido ir do Porto para Sevilha.

Divisão de tempo pelas cidades

Nesse cenário de 6 pernoites, é mais interessante você dividir sua viagem assim:

  • Uma tarde e noite do dia de chegada em Sevilha, mais um dia cheio (2 pernoites)
  • Um dia em Granada, quebrado na tarde da chegada e uma manhã do dia seguinte (1 pernoite)
  • Uma tarde e noite do dia de chegada em Madri, mais dois dias cheios (3 pernoites)

A ESTRATÉGIA DO ROTEIRO

Primeiramente, para se decidir o que fazer e quando fazer é necessáterio ter uma noção de quanto tempo você terá em cada local, e se esses locais estarão abertos no dia que você estiver lá.

Posteriormente, depois de conferir os passeios possíveis, você precisa planejar o deslocamento de uma cidade a outra. Nesse aspecto temos uma grande vantagem na viagem pela Espanha: existem trêns de alta velocidade que ligam Sevilha a Granada, e Granada a Madri! Quando você viaja de três de alta velocidade, você tem menos burocracia e tempo perdido, mais liberdade em relação ao que você carrega (malas etc), preços interessantes na compra com antecedência, conforto (muito mais espaço para as suas pernas), e é melhor para o planeta!

Atrações turísticas

A fim de ilustrar uma boa “primeira viagem” para esses três lugares, esse roteiro irá sugerir uma clássica visão geral de cada lugar. Desse modo, indicaremos os principais pontos turísticos, e daremos algumas dicas de gosto bastante pessoal. O importante para nós é tentar conhecer pelo menos um pouco da cultura e da histórica do local.

Nesta viagem, nós priorizamos lugares ao ar livre, como parques e praças, aos museus e teatros, em virtude de que a época que visitamos era muito convidativa a passeios na rua. No entanto, se o tempo estivesse mais frio e chuvoso, a estratégia seria diferente.

Por último, mas não menos importante, em Madri nós focamos em fazer um turismo gastronômico literalmente, pois existem muitas opções gluten free. Então lá, o foco foi bastante a comida! 😜

ROTEIRO DIA A DIA

Dia 1: Primeiro contato com Sevilha

Sevilha é uma cidade que pulsa com a essência espanhola, e no primeiro dia da sua viagem você ter um primeiro contato com o seu calor e vitalidade.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
Roteiro gluten free Andaluzia

A rua vista de cima da hospedagem

Roteiro gluten free Andaluzia

Real Maestranza de Sevilha

Roteiro gluten free Andaluzia

Caminhando pelas calçadas do Rio Guadalquivir

Descrição #Dia1

Chegando em Sevilha pelo aeroporto, se já estiver com fome, você pode pegar um Uber ou táxi diretamente até um dos primeiros restaurantes que você vai encontrar pelo caminho. No nosso roteiro foi o Mano de Santo da Alameda Hercules.

Se estiver hospedado na região central de Sevilha, entre San Vicente, Santa Caltina e Feria, como sugerimos aqui, você já estará mais perto da sua hospedagem. Depois pode fazer o checkin e se organizar para iniciar os passeios. Não esqueça de já dar uma passadinha no supermercado para comrpar suprimeiros necessários, como água mineral.

Comece os passeios turísticos na Real Maestranza de Sevilha, uma das praças de touros mais antigas e impressionantes do mundo. Mesmo se você não for fã de touradas, a arquitetura e a história do local são fascinantes. Agora, se você for totalmente contra as touradas como eu, pode aproveitar para passar na frente e tirar uma foto mostrando discretamente o dedo do meio para eles. 😜

O próximo passo é explorar o charmoso bairro de Triana, famoso por suas cerâmicas coloridas e influência flamenca. Se tiver tempo, pode visitar o Centro Cerámica Triana.

E fica a dica: para uma autêntica experiência andaluza, compre seus ingressos com bastante antecedência e aproveite o Show Sueños Flamencos no Flamenco Dance Museum à noite.

Para terminar a noite, pode saborear uma deliciosa comida espanhola no Señora Pan.


Dia 2: Dia cheio em Sevilha

Dia cheio em Sevilha para fazer toda a parte turística quase obrigatória de uma primeira viagem a cidade.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri
Roteiro gluten Free Andaluzia e Madri

Descrição #Dia2

No segundo dia em Sevilha, comece a manhã com uma visita ao Metropol Parasol, também conhecido como “Setas de Sevilha”. A vista panorâmica da cidade a partir deste local é espetacular. Se quiser ver ele todo iluminado (fica muito bonito), retorne à noite!

Em seguida, visite a magnífica Catedral de Sevilha e a icônica La Giralda, uma torre campanário que oferece vistas deslumbrantes. Aí você escolhe se quer conhecer somente por fora ou se prefere visitarr o interior também.

No caminho para o próximo destino, passeie pelo bairro de Santa Cruz, com suas ruelas estreitas e charmosas praças, antes de almoçar no restaurante DateVida Mindfoodness.

À tarde, explore o Real Alcázar de Sevilla, um palácio de tirar o fôlego. É necessário comprar o ingresso com antecedência, e ele tem horário marcado.

Siga para a Plaza de España e dê uma descansadinha nos bancos à sombra das árvores do Parque Maria Luiza.

Passe na Pastelería Durazno y Chajá para comer uma sobremesa no café da tarde, e não deixe de aproveitar para levar quitutes e pães sem glúten para os próximos cafés da manhã, e depois retorne à sua acomodação para descansar e deixar as compras.

À noite, mergulhe na vida noturna de Sevilha na Alameda Hercules, e jante no Grosso Napoletano Senza Glutine, que tem mesas na rua ótimas para épocas de calor.


Dia 3: Granada e a Alhambra

Visitar Granada, especialmente a Alhambra, é uma imersão na história e na arquitetura mourisca, oferecendo uma visão deslumbrante da arte islâmica espanhola. As impressionantes estruturas, jardins exuberantes e detalhes ornamentais transportam os visitantes para um mundo de beleza e encanto únicos, enquanto a Alhambra se destaca como uma das joias arquitetônicas do mundo, oferecendo um mergulho na rica herança cultural e artística da Espanha.

O site oficial da Alhambra é https://tickets.alhambra-patronato.es/, Mas tem vários outros onde você pode comprar ingressos diferenciais, de guias turísticos, e etc.

Se quiser carregar seu lanche e água, cuide para que sua mochila não ultrapasse 40×40 cm. Confira essa e outras informações no site.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free andaluzia

Generalife da Alhambra

Generalife da Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Generalife da Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

Granada Gluten Free

Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

Alhambra e a vIsta dos bairros da cidade

Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

roteiro gluten free andaluzia

Alhambra

Descrição #Dia3

Neste dia, faça o check-out da sua acomodação em Sevilha e embarque no trem com destino a Granada.

Chegando a Granada, faça uma parada para uma refeição segura no restaurante La Nonna Carmela.

Após o almoço, vá ao supermercado para abastecer-se (principalmente de água!).

Consiga um taxi e se desloque para o mais próximo que consseguir da Alhambra. Você também pode ir a pé, mas é bastante cansativo e demorado. Se estiver pela próximo a Plaza Nueva, vai conseguir subir a Cuesta de Gomérez a pé. Se quiser ir de ônibus, se dirija até a Plaza Isabel e e ali perto pegue o C30 ou C32.

O importante, sobretudo, é que esses ingressos precisam ser comprados com bastante antecedência (de preferência quando você estiver nos finalmentes do planejamento da viagem). Você pode reservar a visita para o Nasrid Palaces mais para o final do dia, como último passeio dentro da Alhambra, ou para a noite, dessa forma você faz o passeio por todo o restante antes e finaliza com o que tem horário marcado.

Por fim, termine o dia com outra refeição gluten free no La Nonna Carmela.


Dia 4: De Granada para Madri

Uma manhã para aproveitar o restinho do que é possível em Granada, “trabalhando as panturrilhas” nas ruas íngremes dos bairros de casinhas brancas da cidade, dar uma voltinha pelo centro, e logo depois partir para a majestosa capital da Espanha!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free andaluzia

Albaicin

roteiro gluten free andaluzia

Catedral de Granada

roteiro gluten free andaluzia

Mercado de Artesana

roteiro gluten free andaluzia

Mercado de Artesana

roteiro gluten free andaluzia

Ruas centrais

Descrição #Dia4

Neste dia, faça o check-out de sua acomodação em Granada e deixe suas bagagens em um locker já na área central da cidade. Comece explorando o bairro de Albaicin e visite o Mirador de San Nicolas para apreciar uma vista panorâmica da Alhambra e da cidade.

Continue o passeio pelo bairro de Sacromonte e, depois, almoce no La Nonna Carmela novamente. Se der tempo, se aventure no Mercado de Artesana (mas cuidado para não cair em compras que são uma “roubada”, pois as coisas que ali estão não necessariamente são fabricadas por artesães locais)

Volte ao locker para pegar suas bagagens e siga para a estação de trem para embarcar no trem com destino a Madri.

Ao chegar em Madri, faça seu check-in na hospedagem (saiba aqui os melhores bairros para ficar) e procure uma padaria gluten free mais próxima para comprar lanchinhos para levar como suprimento dos próximos cafés da manhã. Por exemplo, existem vários Celicioso Gluten Free Bakery na cidade, entre outros lugares incríveis.

Não esqueça de separar um tempo para passar no supermercado mais próximo e comprar insumos necessários. Se sobrar um tempo, é válido dar uma descansada na hospedagem, pois você pode aproveitar essa primeira noite em Madri para dar uma pernada sem rumo. Ou melhor, com o rumo do próximo restaurante gluten free a ser experenciado. No nosso caso, foi o Grosso Napoletano Gluten Free.


Dia 5: Descobrindo Madri

Um comentário engraçado: você já percebeu que nas cidades onde as praças tem nomes de países, as mais bonitas e grandiosas se chamam “Praça Espanha”? Suponho, eu, que é porque os espanhóis definitivamente entendem do negócio. Nesse primeiro dia cheio em Madri, as principais atrações são as praças!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free madri e andaluzia

Palacio de Cibeles (à noite)

roteiro gluten free madri e andaluzia

Parque de El Retiro

roteiro gluten free madri e andaluzia

Parque de El Retiro

roteiro gluten free madri e andaluzia

Palácio de Cristal (em reforma)

roteiro gluten free madri e andaluzia

Palácio de Cristal (em reforma)

Gran Via e o Edificio la Unión y el Fénix

roteiro gluten free madri

Templo de Debod (deveria ter um espelho d’agua ali na volta…)

Descrição #Dia5

Comece o dia com um delicioso café da manhã com produtos que você adquiriu na padaria.

Em seguida, visite a Plaza de Cibeles e a Puerta de Alcalá. Passeie pelos belos Jardins do Retiro de Madrid e não deixe de conferir o Palácio de Cristal. É interessante aproveitar a natureza do local e relaxar.

Passeie pela Calle de las Huertas e, para o almoço, experimente a autêntica comida espanhola no Restaurante Casa San Juan.

À tarde, descanse em sua acomodação um pouquinho, e depois explore a agitada Gran Via, caminhando até o Templo de Debod.

Termine a tarde com um lanche da Pastelería La Oriental Sin gluten, e compre muitos doces para levar para os próximos dias.

A partir daqui, já começa a orgia turística gluten free: em virtude de que agora resta pouco tempo na cidade, nessa noite você pode comer um pouco em cada lugar (para conhecer mais restaurantes). Nossa sugestão é dar uma passadinha rápida no bar La Tape, pois tem várias cervejas sem glúten lá, e depois finalizar a noite no Solo de Croquetas.


Dia 6: Madri: último de de aventuras

Assim como os espanhóis, nós gostamos muito de praças (risos). Nesse último dia em Madri, elas são destaque novamente. Mas se sobrar energia, ou o tempo estiver chuvoso, você pode encarar um museu, de leve…

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
gluten free madri

Campo de Moro

gluten free madri

Campo de Moro – Rosaleda

gluten free madri

Catedral Santa Maria de Almudema

gluten free madri

Catedral Santa Maria de Almudema

Madri Gluten Free

Palácio Real

Descrição #Dia6

No último dia inteiro da sua viagem, desfrute de um café da manhã em sua acomodação com as delícias compradas na Pasteleria La Oriental.

Pela manhã, explore os pontos turísticos restantes de Madri, incluindo a Plaza Mayor, os Jardins de Sabatini, o Campo del Moro, a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena e o majestoso Palácio Real de Madrid. Não é possível conhecer todos no detalhe com pouco tempo, mas rende uma boa caminhada para adimirar eles por fora, e transitar pelos jardins e praças.

Faça uma pausa para um lanche, um refresco ou um drink, em um dos restaurantes sem glúten mais próximos. Na agenda organizada, abaixo, nós mostramos uma sugestão.

Se estiver com energia e quiser um passeio mais cultural, visite um dos principais museus da cidade, o Museo del Prado, para admirar obras-primas de artistas como Velázquez, Goya e El Bosco. É um museu gigante que tranquilamente precisaria de 5 horas para ser apreciado, mas você consegue olhar as obras principais em 2 horas.

Para sua última refeição em Madri, experimente o restaurante WARAKU, de comida oriental, se for do seu gosto. Ou escolha algum outro da gigante lista de restaurantes Gluten Free de Madri.


🔓 AGENDA ORGANIZADA

Um conteúdo premium ofertado gratuitamente para você 🙂

Confira abaixo os detalhes do planejamento desse roteiro pela Andaluzia e Madri, com a ordem dos passeios, e os melhores encaixes de refeição gluten free entre cada atração turística.

Na execução deste planejamento de viagem, considere: ⏰ o horário que você deve estar no local,⌛o tempo que você ficará em média em cada local, 🚗🚶🏻‍♀️a melhor forma de se deslocar até o próximo ponto e o tempo que levará em média.

Além disso tudo, adicionamos links de cada lugar no Google Maps 🧭 assim você pode usar este conteúdo como guia de navegação enquanto estiver fazendo seu turismo gluten free!

AGENDA #DIA1 // Sevilha

  1. Refeição: Mano de Santo
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
  2. Check-in Hospedagem + Mercado
    • Se organizar e comprar insumos para a estadia
  3. Real Maestranza de Sevilha
    • Funcionamento: todos os dias das 09:30–19:30
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
  4. Passear no bairro Triana
    • Caminhe pelas interessantes ruas de Triana
    • Se tiver tempo, pode conferir lojas de Cerâmica, ou o museu Centro Cerámica Triana
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
  5. Flamenco Dance Museum, Show Sueños Flamencos
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Você escolheu o horário ao comprar o ingresso, mas chegue com antecedência para garantir um bom lugar.
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 8 min à pé
  6. Refeição: Señora Pan

AGENDA #DIA2 // Sevilha

  1. Metropol Parasol (Setas de Sevilla)
    • Funcionamento
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 10h15
    • ⌛ Duração neste local: +-30min, ou menos, se não for subir.
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 11 min a pé
  2. Catedral de Sevilha
    • Funcionamento de segunda a sábado das 10h45 às 17h
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 11h00
    • ⌛ Duração neste local: +- 30min
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 1 min a pé
  3. La Giralda
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 11h30
    • ⌛ Duração neste local: +-15 min (se não entrar)
  4. Passear no bairro Santa Cruz
    • 🧭 Você já esta nele, então apenas se perca em lugarzinhos interessantes, como Plazas
    • Ou aproveite o tempo para comprar arte de lembrança, sugerimos o Mercado El Postigo
    • ⌛ Duração neste local: +-20 min
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 22 min a pé
  5. Refeição: DateVida Mindfoodness
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 12h30
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 10 min a pé
  6. Real Alcázar de Sevilla (marcado 14h)
    • Se quiser inverter com a Plaza Espanha, é só comprar o ingresso para mais tarde.
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 13h40
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h30
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 9 min a pé
  7. Plaza de Espanha + Parque Maria Luiza
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 15h45
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 12 min a pé
  8. Refeição + To-go: Pastelería Durazno y Chajá
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 17h
    • ⌛ Duração neste local: +- 30 min
    • 🚗 Retorne para descansar um pouco na sua hospedagem, de carro ou a pé.
  9. Descanso na Hospedagem
    • ⌛ Duração neste local: o tempo que quiser e tiver até a janta!
  10. Refeição: Grosso Napoletano Senza Glutine
  11. Passear na Alameda Hercules
    • 🧭 Você já está nela, então aproveite! Google Maps

AGENDA #DIA3 // Sevilha + Granada

  1. Café da manhã na hospedagem
    • com insumos adquiridos na Pastelería Durazno y Chajá
  2. TREM Sevilla – Granada
    • Não esqueca de comprar a passagem (antecipadamente) com horário suficiente para os compromissos até o horário da Alhambra.
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps à estação em Sevilha
    • ⏰ Chegue com uma antecedência de 30 minutos para o seu embarque
    • ⌛ Duração: +- 2h30
    • 🚗 Da estação em Granada até o próximo local: 13 min de carro
  3. Refeição: La Nonna Carmela
  4. Check-in + Mercado
    • Se acomode na hospedagem e compre os insumos necessários.
  5. Alhambra e Nasrid Palaces
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui com três horas de antecedência ao horário reservado para o Nasrid Palaces
    • ⌛ Duração neste local: +- 3h, + 1h de Nasrid Palaces = +-4 horas
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 38 min a pé (obs: nós fizemos a pé e não recomendo, mas tem locais onde carros não passam e outros onde é muito demorado pois as ruas são estreitas) e 🚗 14 minutos de carro, se conseguir um taxi na saída.
  6. Refeição: La Nonna Carmela

AGENDA #DIA4 // Granada + Madri

  1. Café da manhã na hospedagem
    • Ainda com insumos adquiridos na Pastelería Durazno y Chajá
  2. Checkout e deslocamento até um locker
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 32 min a pé, subindo muitas lombas (mas faz parte do passeio), ou você pode pegar um taxi, que resulta em um super volta por outro caminho e 🚗 23 minutos de carro
  3. Passear no bairro Albaicin
    • San Nicolas Gazebo: Mirador
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: +- 30 min até Sacramonte
  4. Passear pela região de Sacromonte
    • Se conseguir um taxi ou ônibus para voltar, é interessante.
    • Se você estiver cansado, pule essa úlima região…
  5. Refeição: La Nonna Carmela
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Atente para o horário de funcionamento do locker e o horário do seu trêm para Madri!
  6. Retirar malas no locker
  7. TREM Granada – Madrid
    • Não esqueca de comprar a passagem (antecipadamente) com horário suficiente para os compromissos planejados.
    • ⏰ Chegue com uma antecedência de 30 minutos para o seu embarque
    • ⌛ Duração: +- 4h
  8. Check-in + Mercado
    • Se acomode na hospedagem e compre os insumos necessários.
  9. To-go: alguma cafeteria/padaria perto
    • Passe em alguns dos estabeleciomentos Gluten Free mais próximos onde você pode comprar pães e lanches para as refeições intermediárias, como o Celicioso, Leon The Baker, Celilocos, La Celiacoteca, Laib Madrid, entre outros: empresas gluten free testadas em Madri.
  10. Descansar na Hospedagem
    • No nosso roteiro, a essa hora nós estávamos “móidos” em função da manhã nas lombas do Albaicin em Granada, então aproveitamos para dar uma descansada antes da janta. Mas se não for tão tarde e você estever com energia, pode encaixar algum passeio extra aqui.
  11. Refeição: Grosso Napoletano Gluten Free

AGENDA #DIA5 // Madri

  1. Café da manhã na hospedagem:
    • com insumos adquiridos na padaria escolhida, no nosso caso, foram cupcakes gluten free do “xará” maravilhoso, o Celicioso.
  2. Plaza de Cibeles
    • Como ficava perto da nossa hospedagem, apenas demos uma passada na frente, sem muita dedicação, para ter uma bela visão do Palácio de Cibeles
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 10h15
    • ⌛ Duração neste local: +- 5 min
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: +- 8 min
  3. Puerta de Alcalá
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 10h30
    • Estárá quase na entrada dos Jardins, pode aproveitar este portão.
  4. Jardins do Retiro de Madrid
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 10h35
    • ⌛ Duração neste local: este lugar é gigante e pode ter vários pequenos passeios interessantes, então provelmente você ficará aqui mais ou menos 1h
  5. Palácio de Cristal
    • Fica dentro dos Jardins do Retiro
    • Espero que quando você for, não esteja mais em reforma. Ainda assim, é muito bonito de olhar por fora!
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 11h45
    • ⌛ Duração neste local: +- 45min
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: +- 30 min (no caminho, vá curtindo a C. de las Huertas, uma famosa rua de Madri)
  6. Refeição: Restaurante Casa San Juan Comida Española
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 13h (quando abre)
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h30
  7. Descansar na hospedagem
    • Dê um pulinho na sua hospedagem para recarregar as energias e ter um bom banheiro para usar.
  8. Passear por la Gran Via
    • Direção: do Círculo Belas Artes até o Templo de Debod (cruzando a Plaza Espanha)
    • Se tiver tempo, você pode querer ir também no Círculo de Bellas Artes
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 16h30, ou antes se quiser entrar no Círculo de Bellas Artes ou algum outro lugar na região.
  9. Templo de Debod
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 17h00, ou depois se tiver encaixado outra atividade
    • ⌛ Duração neste local: +- 40 min
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: +- 12 min a pé
  10. To-go: Pastelería La Oriental Sin gluten
    • Passe nesse paraíso de guloseiras gluten free e compre algumas para levar (lembre dos próximos cafés da manhã)
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: +- 15 min
    • 🚗 Deslocamento até o próximo local: 14 min de carro
  11. Passar no bar: La Tape
    • A ideia aqui é experimentar umas cervejas sem glúten. Você pode comer aqui ou ir para um próximo local
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • 🚗 Deslocamento até o próximo local: 12 min de carro
  12. Refeição: Solo de Croquetas
    • Tem algumas unidades desse Bar/Restaurante, e pode ser interessante conhecer.

AGENDA #DIA6 // Madri

Você terá a manhã inteira para conhecer a Plaza Mayor, os Jardins de Sabatini, Campo del Moro, Catedral de Santa Maria a Real de Almudema e o Palácio Real de Madrid, então são cerca de 2h30minutos para dividir entre 5 lugares, sendo que todos ficam perto, então dentro desse tempo é necessário considerar o deslocamento. Dessa forma, alguns você irá explorar mais, e outros você terá que apenas admirar por fora. No nosso roteiro, optamos por não entrar no Palácio Real.

  1. Café da manhã na hospedagem:
    • delícias compradas Pastelaria La Oriental
  2. Plaza Mayor
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui em torno das: 10h
    • ⌛ Duração neste local: sugerimos de 30 min em média
  3. Jardins de Sabatini
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: sugerimos de 30 min em média
  4. Campo del Moro
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: sugerimos de 30 min em média
  5. Catedral de Santa Maria a Real de Almudena
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: sugerimos de 30 min em média
  6. Palácio Real de Madrid
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⌛ Duração neste local: sugerimos 15 min em média
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 11 min a pé
  7. Refeição: Taberna LA CONCHA*
    • *Este local não é 100% Gluten Free, mas atende celíacos. Veja mais
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui a partir das: 13h
    • ⌛ Duração neste local: +- 1h20
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 22 min a pé, ou 14 min de carro
  8. Museu Del Prado
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui em torno das: 15h
    • ⌛ Duração neste local: +- 2h (se fizer uma visita guiada, mas pode ser mais tempo se quiser ver tudo)
    • 🚶🏾‍♀️ Deslocamento até o próximo local: 20 min a pé
  9. Refeição: CELICIOSO Gluten Free Bakery
    • 🧭 Como chegar pelo Google Maps
    • ⏰ Inicie aqui às: 17h20
    • ⌛ Duração neste local: +- 40 min
  10. Descansar na hospedagem
    • Depois de um dia cheio, descanse um pouco e se prepare para o último jantar em Madri.
  11. Refeição: WARAKU

Por fim, espero que esse roteiro detalhado enriqueça ainda mais a sua experiência gluten free em na Andaluzia e Madri, permitindo que você aproveite ao máximo cada atração e momento dessa viagem única, e sem colocar a sua saúde em risco!

Facebook
WhatsApp
Conheça mais sobre

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.