Roteiro Gluten Free em

Itália: Roteiro por Roma, Florença e Veneza

Descubra a beleza da Itália em uma jornada de 10 dias por Roma, Florença e Veneza! Deixe-se encantar pelos monumentos históricos de Roma, explore os tesouros artísticos de Florença e perca-se nos canais românticos de Veneza. Este roteiro completo oferece uma mistura perfeita de cultura, gastronomia gluten free e paisagens deslumbrantes.
Navegue nesse conteúdo

Quer fazer uma viagem totalmente Gluten Free para a Itália? Temos uma sugestão de roteiro para uma primeira vez nesse país maravilhoso! Prepare-se para uma experiência inesquecível que combina história, arte, culinária e paisagens deslumbrantes. Neste roteiro de 10 dias, vamos explorar as maravilhas de Roma, Florença e Veneza, desde os icônios monumentos até os encantadores recantos das cidades.

OS LUGARES

Obviamente a Itália é maravilhosa e existem muitos lugares para conhecer, mas como uma sugestão para uma primeira vez na Itália, trazemos as cidades clássicas de Roma, Florença e Veneza, que possuem restaurantes gluten free incríveis.

Roma, além de ter muita história, é uma boa “porta de entrada” para a Itália se você está viajando diretamente do Brasil (assim como Milão), pois tem voos diretos de algumas capitais brasileiras.

Veneza é icônica, e um dos destinos mais desejados. É acessível de trem de diversas cidades da Itália. E também tem aeroporto perto, mas não recebe voos diretos do Brasil.

Florença respira arte, e é um belo exemplar da região da Toscana (que você já deve ter ouvido falar). A partir dela você consegue conhecer vários lugares muito legais fazendo um bate-volta de trem. Além disso, ela fica no meio do caminho entre Roma e Veneza, que dá para fazer de trem, perfeito para juntar tudo.

Temos um Guia de Viagem de cada um desses lugares, conteúdo complementar a este. Conheça:

ALIMENTAÇÃO

A Itália tem uma cultura gastronômica muito forte, e ao contrário do que muita gente imagina (“o país da pizza e do macarrão deve ser difícil para quem come glúten”), é um lugar extremamente inclusivo e com bastantes opções gluten free aptas para celíacos. Eles tem uma associação muito forte (a AiC) que atua a anos educando e certificando estabelecimentos.

Não é raro você estar andando em uma rua e, do nada, ver um adesivo vermelho na porta avisando que o estabelecimento é certificado AiC. Mas, ainda assim, dependendo da cidade (comuna) podem existir algumas dificuldades:

  • alguns lugares acabam operando de forma mais limitada no quesito gluten free, o que requer uma organização para que você faça uma reserva antecipada no local (assim conseguem garantir insumos sem glúten para a sua refeição),
  • a reserva antecipada do restaurante pode ser útil também considerando que muitos deles podem lotar, e você pode ficar sem alternativa para comer, ou ter que se deslocar para outro lugar,
  • algumas regiões tem uma “baixa temporada” onde alguns restaurantes e hotéis fecham, e isso acontece bastante nesses lugares com menu gluten free,
  • alguns estabelecimentos não possuem redes sociais muito ativas, sites atualizados ou algum meio de contato fácil de encontrar na internet, o que dificulta a comunicação do turista com a empresa.

No entanto, no cenário das cidades maiores ou mais turísticas, que é o caso deste roteiro, a maior dificuldade mesmo é você ter que escolher entre tantos lugares maravilhosos para comer! 😊

DATAS E DURAÇÃO

Com nove (ou dez) pernoites na Itália, você consegue conhecer bastante coisa, comer gluten free em lugares variados, e também se apaixonar, para depois querer voltar!

Por exemplo, você pode ir do Brasil direto para Roma, seguir de trem para Florença, depois novamente de trem para Veneza, e – se for retornar de Roma para o Brasil – voltar de Veneza para Roma de avião, e então retornar ao Brasil. Ou, se você tiver mais dias de férias, pode engatar outro lugar e ir direto de Veneza para lá (vendo as possibilidades de voos, é claro).

Neste cenário aqui, vamos tratar somente do Roteiro da Itália por Roma, Florença e Veneza, e para isso consideramos:

  • 3 pernoites iniciais em Roma,
  • 4 pernoites em Florença,
  • 2 pernoites em Veneza.

(Sendo que no período de estadia em Florença, haverão passeios de bate-volta em cidades vizinhas, como Pisa, Lucca, Greve in Chianti e Siena.)

Caso você ainda precisar retornar a Roma (para voltar ao Brasil), adicione mais uma última pernoite em Roma. (Por uma questão de segurança, não recomendamos fazer uma “viagem interna” no mesmo dia da viagem de volta para o Brasil). Isso totalizaria 10 pernoites na Itália, considerando que você chegaria na Itália no que chamaremos, abaixo, de “dia 1”, e retornaria para o Brasil no “dia 11”.

Importante: Fazemos uma sugestão de passeios por dia, no entanto não sabemos que dia da semana ele cairá na sua viagem, por isso sempre verifique se o local estará aberto naquele dia da semana quando estiver programando sua viagem.

ROTEIRO DIA A DIA

Dia 1: Descobrindo Roma

A jornada se inicia na deslumbrante capital italiana, Roma. Como é o dia da sua chegada, provavelmente não há tempo para muitos passeios. Além do que a viagem deve ter dado um cansaço, então será um dia de apenas uma pequena imersão.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro italia gluten free

Piazza Navona

roteiro italia gluten free

Panteon

roteiro italia gluten free

Panteon

roteiro italia gluten free

Pizza In Trevi

roteiro italia gluten free

Pizza In Trevi

roteiro italia gluten free

Fontana di Trevi

Descrição #Dia1

Após o check-in na hospedagem, siga para a vibrante Piazza Navona, uma praça icônica repleta de fontes barrocas e atmosfera animada. Não deixe de admirar o esplendor do Panteão, um dos monumentos mais bem preservados da Roma Antiga, próximo dali, e vale a pena entrar para conhecer.

Para uma autêntica experiência culinária romana, e como um belo exemplar para a primeira refeição gluten free na Itália, desfrute de uma pizza no Pizza in Trevi, onde você pode saborear deliciosas pizzas sem glúten em um ambiente acolhedor e inclusivo. Após a refeição, visite a Fontana Di Trevi, uma das fontes mais famosas do mundo, onde você pode jogar uma moeda e fazer um desejo.

Antes de retornar à hospedagem, faça uma parada no supermercado Coop mais próximo (há vários na cidade) para comprar água e itens para o café da manhã, preparando-se para os dias emocionantes que virão.

Caso sobre tempo e energia, aproveite para andar livremente por Roma!


Dia 2: Roma antiga

Hoje é o dia de explorar os marcos mais emblemáticos de Roma. Se prepare!

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
itália gluten free

Coliseu

itália gluten free

Coliseu

itália gluten free

Coliseu

itália gluten free

Coliseu

itália gluten free

Coliseu – Galerias Subterrâneas

Coliseu – Belvedere

Coliseu – Vista do Belvedere

itália gluten free

Voglia di Pizza

itália gluten free

Fórum Romano

Fórum Romano

Fórum Romano

Fórum Romano

Itália gluten free

Pub Cuccagna

Itália Gluten Free

Pub Cuccagna

Descrição #Dia2

Inicie com uma visita guiada (comprada antecipadamente) ao Coliseu, uma maravilha arquitetônica que remonta ao Império Romano. Não perca a oportunidade de explorar os subterrâneos e o belvedere para uma visão única deste magnífico anfiteatro.

Após o tour, desfrute de uma autêntica pizza italiana gluten gree no Voglia di Pizza e aproveite para dar uma breve descansada.

À tarde, explore o antigo Fórum Romano e o Monte Palatino, onde a história ganha vida entre ruínas antigas.

No caminho de volta, se estiver motivado, dê uma passa para conhecer o Monumento a Vítor Emanuel II da Itália. Depois, ao lado, suba as imensas escadarias e visite a igreja de Santa Maria in Aracoeli (vale a pena).

À noite, relaxe no Pub Cuccagna, onde você pode saborear uma variedade de bebidas e pratos italianos tradicionais.


Dia 3: O Vaticano de Roma

Dia de mergulhar na riqueza artística e espiritual da Cidade do Vaticano.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Museus do Vaticano

Museus do Vaticano

Museus do Vaticano

Museus do Vaticano

Basílica de São Pedro e praça

Mama Eat Streed Food

Mama Eat Streed Food

Mama Eat Streed Food

Galleria Borghese

Galleria Borghese

Pantha Rei

Pantha Rei

Descrição #Dia3

Explore os tesouros dos Museus do Vaticano, incluindo a deslumbrante Capela Sistina, famosa pelos afrescos de Michelangelo.

Após a visita, siga para a imponente Piazza San Pedro e a majestosa Basílica de São Pedro, um dos maiores exemplos da arquitetura renascentista.

Para uma pausa gastronômica, e aproveitando o retorno à Roma, experimente as delícias sem glúten do Mama Eat Street Food.

Dê uma passada para conhecer a Escadaria Espanhola, e se tiver um clima bom, você pode experimentar um sorvete gluten free no Fatarmorgana.

Reserve uma energia para visitar a Galleria Borghese, que abriga uma impressionante coleção de arte.

À noite, desfrute de um jantar no Pantha Rei, onde os pratos típicos da Itália, com boas opções gluten free, são servidos em um ambiente acolhedor.


Dia 4: De Roma para Florença

Dia de se despedir de Roma e seguir para a charmosa cidade de Florença.

Descrição #Dia4

Antes de partir, dependendo do tempo até o horário do seu trem, se quiser aproveitar um pouco mais de Roma, pode guardar suas malas em um serviço de armazenamento próximo à hospedagem.

Faça uma parada no Pandalí para comprar pães frescos antes de embarcar na jornada para Florença.

No trem para Florença, você pode aproveitar para descansar, mas é uma viagem relativamente rápida.

Em Florença, faça o check-in na hospedagem e comece a explorar a cidade.

Passeie pelo Mercato Centrale e pelo Mercato di San Lorenzo, mais a título de curiosidade, pois a princípio não tem nada conhecidamente gluten free lá.

Termine o dia e, se der sorte, veja o pôr do sol da vista panorâmica de Florença do alto da Piazzale Michelangelo. Esteja preparado, pois são muitos degraus de subida para este ponto.

Por fim, desfrute de um jantar no Ciro And Sons, conhecido por seus pratos tradicionais toscanos 100% possíveis de serem feitos gluten free.


Dia 5: Florença: Bate-volta em Pisa e Lucca

Hoje é dia de explorar as encantadoras cidades vizinhas: Pisa e Lucca.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Torre de Pisa

Batistério de Pisa

Catedral de Pisa

Angelo Caduto

caminho da entrada de Lucca

Catedral de Lucca

Chiesa di San Michele in Foro

Lucca – Ruas com arcos

Cattedrale di Santa Maria del Fiore

Trattoria Da Garibardi

Trattoria Da Garibardi

Descrição #Dia5

Pegue um trem para Pisa e maravilhe-se com a icônica Torre Inclinada e o magnífico Batistério.

Em seguida, siga de trem para Lucca, uma cidade medieval cercada por muralhas impressionantes.

Em Lucca, asseie pelas ruas de paralelepípedos e descubra as igrejas históricas, como o Duomo de San Martino, e dê uma passada por lugares como a Chiesa dei San Giovanni e Reparata, San Michelle in foro, Via fillungo, Piazza dell Anfitatro, e desfrute da atmosfera única desta cidade medieval.

Retorne a Florença e aproveite mais um pouco do final dia admirando icônica igreja de Florença: a Santa Maria del Fiore, e pode aproveitar também um sorvete do GROM gelato.

À noite, desfrute de um jantar relaxante na Trattoria da Garibardi.


Dia 6: Florença: Bate-volta de carro em Greve in Chianti e Siena

Hoje é dia de aventura na região da Toscana.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Ruas de Greve in Chianti

Calçadas de Greve in Chianti

Caminho para Siena

Siena – Piazza del Campo

Siena – Cappella di Piazza

Escadarias de Siena

Ruas de Siena

Ruas de Siena

Siena – Osteria il Ghibellino

Florença – Ciro and Sons

Florença – Ciro and Sons

Descrição #Dia6

Alugue um carro e parta para uma emocionante road trip. A primeira parada é em Greve in Chianti, uma charmosa cidade conhecida por suas vinícolas e paisagens deslumbrantes. Explore as pequenas ruas e praça principal.

Em seguida, siga para Siena, uma cidade medieval famosa por sua magnífica catedral e pela corrida de cavalos Palio di Siena. Não deixe de visitar, ou pelo menos passar na frente, o impressionante Duomo e a encantadora Piazza del Campo.

Em Siena, você pode almoçar na Osteria il Ghibellino.

Após um dia repleto de descobertas, retorne a Florença e entregue o carro alugado.

Termine o dia com um delicioso jantar no Ciro And Sons, onde você pode saborear pratos tradicionais da culinária toscana.


Dia 7: Imersão em Florença

Dia de explorar as riquezas culturais de Florença.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Galleria dell’Accademia

Galleria dell’Accademia

Trattoria Da Garibardi

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

Ciro and Sons

Ciro and Sons

Ciro and Sons

Descrição #Dia7

Comece o dia com uma visita à renomada Galeria Accademia, lar da famosa estátua de David de Michelangelo.

Após a visita ao museu, delicie-se com uma refeição autêntica na Tratoria Da Garibardi, antes de explorar a deslumbrante Ponte Vecchio, um dos marcos mais emblemáticos de Florença.

Não deixe de visitar a Galeria Uffizi, uma das mais importantes galerias de arte do mundo, onde você pode admirar obras-primas de artistas como Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

À noite, desfrute de outro jantar memorável no Ciro And Sons, saboreando pratos deliciosos em um ambiente acolhedor.


Dia 8: De Florença para Veneza

Hoje é o dia de partir para a deslumbrante cidade de Veneza.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Grand Canal

Vecia Cavana

Vecia Cavana

Vecia Cavana

Monumentos da praça San Marcos

Prédios históricos

Ponte dei Sospiri

Al Giardinetto da Severino

Al Giardinetto da Severino

Descrição #Dia8

Pegue o seu trem comprado com antecedência e, após chegar à estação de Veneza, deixe suas malas maiores em um locker e leve apenas o necessário para os dias em Veneza (isso caso você queira otimizar as caminhadas na cidade e não precisar depender dos barco-taxis).

Aproveite o almoço no restaurante Vecia Cavana, onde você pode saborear pratos venezianos autênticos enquanto aprecia a atmosfera única da cidade.

Em seguida, explore os encantos de Veneza, desde a icônica Ponte Rialto até a deslumbrante Praça São Marcos. Não deixe de visitar, ou pelo menos apreciar de fora, a famosa Ponte dos Suspiros, o Palácio Ducal, e os belos Giardini Reali.

À noite, desfrute de um jantar romântico no Al Giarginetto da Severino, onde você pode saborear pratos tradicionais venezianos em um ambiente encantador à beira do canal.


Dia 9: A Veneza e seu charme

Dia cheio para curtir Veneza com calma.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Canais

Canais

Frary’s

Frary’s

Scala Contarini del Bovolo

Basílica de São Marcos e praça

itália gluten free

Passeio de gôndola

Gôndolas

Vecia Cavana

Vecia Cavana

Descrição #Dia9

Passeie pelo encantador bairro de Dorsoduro e explore os canais tranquilos de San Polo.

Para o almoço, desfrute de uma refeição relaxante no Frary’s, e depois dê uma passada no Palácio Contarini del Bovolo, famoso por sua escadaria cheia de arcos, do século XV.

Com o seu ingresso comprado antecipadamente, visite a deslumbrante Basílica de San Marco, uma obra-prima da arquitetura bizantina. (Importante: você não consegue entrar com mochila!)

Se quiser investir e ter uma experiência tipicamente veneziana (atualmente tipicamente turística), faça um daqueles passeios de gôndola (existem modalidades mais caras e mais baratas – ainda assim um pouco salgadas).

À noite, escolha seu lugar favorito de Veneza parao último jantar na cidade.


Dia 10: Ciao, Venezia!

No último dia dos passeios planejados pela Itália, aproveite para explorar os encantos finais de Veneza.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Basílica de Santa Maria della Salute

Basílica de Santa Maria della Salute

OKE Zattere

Travessia no Grand Canal

GROM

Descrição #Dia10

Inicie o dia se deslocando para a região da Basílica Santa Maria Della Salute, que fica na Punta della Dogana. Ela é muito imponente, com sua forma octogonal e sua cúpula hemisférica.

A 15 minutos a pé dali tem o Oke Zattere, onde você pode almoçar se deliciar com uma ótima pizza gluten free.

À tarde, se tiver bastante tempo de sobra, pegue um vaporetto (transporte público de barco) e faça um passeio pelas ilhas de Murano (mais perto) e Burano (das cazinhas coloridas – mais longe), famosas por suas produções de vidro e renda. Se for sair da região de Zattere, pode levar cerca de uma hora de vaporetto até Murano. Se quiser ir, considere estudar o melhor caminho e se dá tempo antes da sua partida de Veneza.

Você pode terminar a sua viagem com um delicioso sorvete do Grom da Estação de trem Santa Lucia, ou de outro bairro que você passar.

Após pegar suas malas na estação Santa Lucia, é hora de se despedir desta magnífica cidade e partir para sua próxima aventura ou retornar à sua cidade de retorno (Roma, neste caso), e se organizar para voltar ao Brasil repleto de memórias inesquecíveis da querida Itália Gluten Free.


Você viu tudo que pode fazer com um roteiro de 10 dias na Itália e todas as maravilhas gluten free que pode comer sem se preocupar? Viajar sendo celíaco é possível, é só uma questão de se organizar!

Não esqueça de conferir informações complementares sobre cada lugar nos seus respectivos Guias de viagem: Roma, Florença, Veneza.

Enquanto nos despedimos deste capítulo, lembramos que sempre haverá mais aventuras a serem vividas, mais destinos a serem explorados. Que possamos continuar nossa busca por novas experiências gastronômicas sem glúten, novos horizontes, sabendo que o mundo está repleto de maravilhas esperando para serem descobertas. Grazie, Italia, por nos receber de braços abertos e nos presentear com momentos inesquecíveis. Ciao, até breve!

Facebook
WhatsApp
Conheça mais sobre

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.