Destinos » Mântua – Itália

Guia de Viagem Gluten Free em

Mântua – Itália

Nós viajamos ao redor do mundo e criamos o guia de viagem gluten free perfeito para você.

Este conteúdo é fruto de muita pesquisa e dedicação, mas antes de visitar algum lugar, principalmente restaurantes, recomendamos que confira se as informações continuam as mesmas, para garantir a sua segurança com uma alimentação realmente livre de glúten. Confira também a data de atualização deste conteúdo logo abaixo.

Caso você tenha algum comentário ou sugestão, entre em contato conosco.

Mântua é uma comune bem interessante que está levemente escondida na região da Lombardia, Itália. Como uma opção para os amantes de arte e história, também pode ser uma boa “escapada” dos destinos turísticos mais tradicionais, pois ela tem bem menos volume de pessoas. Mantua (ou Mantova, em Italiano) não tem tantas opções para alimentação gluten free como outros lugares na Itália, mas as suas poucas possibilidades já permitem que você consiga visitar a cidade em um curto espaço de tempo.

✨ Dessa forma, Mântua pode ser considerada como um bom passeio de “1 dia” para celíacos, o clássico bate-volta sem pernoite.

COMO CHEGAR

🛬 Aeroportos Próximos

Mântua não possui um aeroporto próprio, mas é bem servida por alguns dos principais aeroportos do norte da Itália. Os aeroportos mais próximos são:

  • Aeroporto de Verona-Villafranca (VRN): A aproximadamente 45 km de distância, este é o aeroporto mais conveniente para chegar a Mântua. Oferece voos internacionais e conexões para várias cidades europeias.
  • Aeroporto de Milão-Linate (LIN): Localizado a cerca de 150 km, este aeroporto é outra boa opção, especialmente para quem voa de cidades europeias.
  • Aeroporto de Bolonha (BLQ): A 120 km de Mântua, é uma alternativa viável, com várias opções de transporte para a cidade.

🚆 Chegando de Trem

A cidade é bem conectada por trens, com a estação de trem de Mântua situada no centro da cidade. Há trens diretos de Milão, Verona, Bolonha e outras cidades italianas. A viagem de trem é uma das maneiras mais confortáveis de chegar a Mantova, permitindo que você aprecie as paisagens italianas ao longo do caminho.

🚘 Chegando de carro

Caso você tenha alugado um carro e esteja fazendo uma “road-trip” vinda do norte da Itália, como Verona ou Veneza, temos uma dica valiosa para você: deixe seu carro no Parking Canoe Camp, um estacionamento gratuito que tem “do lado de fora Mântua”, ou seja, antes do cruzamento dos rios. Esse estacionamento fornece transporte gratuito até a cidade, é só esperas pelo ônibus na parada indicada no estacionamento. Com esse transporte, você pode descer onde quiser, e depois pegá-lo onde quiser também para voltar para o estacionamento. Se você estiver se deslocando de carro de outra região, busque por outros estacionamentos semelhantes, pois carros não transitam na cidade antiga e pode ser uma dor de cabeça tentar seguir de carro.

🚍 Transporte Dentro da Cidade

Mântua é uma cidade compacta e a maioria das atrações pode ser explorada a pé ou de bicicleta. A cidade oferece um sistema de transporte público eficiente, com ônibus que cobrem os principais pontos turísticos.

ONDE FICAR

Essa é uma cidade que você consegue conhecer em um bate-volta, sem se hospedar. Mas caso queira, aqui estão algumas das melhores áreas:

▪️  Centro Histórico

O centro histórico é o coração de Mântua e o melhor lugar para quem deseja estar próximo das principais atrações, como o Palazzo Ducale e a Basílica de Sant’Andrea. Nesta área, você encontrará uma variedade de hotéis boutique, pousadas charmosas e apartamentos para alugar. Também é onde estão as opções gluten free em Mantua.

▪️  Borgo Angeli

Para quem busca um pouco mais de tranquilidade, Borgo Angeli é uma ótima opção. Este bairro está um pouco mais afastado do centro, mas ainda oferece fácil acesso às atrações principais. Além disso, é uma área residencial com boas opções de hospedagem, como bed and breakfast e hotéis de médio porte.

O QUE FAZER

Mântua é rica em história e cultura, com uma variedade de atrações para explorar. Se você estiver conhecendo a cidade em um bate-volta, claro que não conseguirá fazer tudo… Mas tem opções à escolher:

▪️  Piazza Sordello

Curia Vescovile di Mantova e Cattedrale di San Pietro

Esta praça é o coração histórico de Mântua e cercada por algumas das construções mais importantes da cidade, como o Palazzo Ducale e a Catedral de Mantova. A Piazza Sordello é um excelente ponto de partida para quem quer se imergir na história da cidade e observar a arquitetura renascentista em seu melhor estado de preservação.

▪️  Palazzo Ducale

O Palácio Ducal é um dos maiores e mais importantes complexos arquitetônicos da Itália. Este vasto complexo inclui museus, capelas e belos jardins. A visita ao palácio é um mergulho na história da família Gonzaga, que governou Mântua por séculos.

▪️  Castello di San Giorgio

Parte do complexo do Palazzo Ducale, o Castello di San Giorgio é uma fortaleza que abriga a famosa “Sala dei Giganti”, onde estão os belíssimos afrescos de Mantegna. Esta obra-prima é um dos maiores tesouros artísticos de Mântua e não pode ser deixada de fora do roteiro.

▪️  Piazza delle Erbe

A Piazza delle Erbe é uma das praças mais movimentadas e encantadoras de Mantova. Cercada por edifícios históricos, como a Torre dell’Orologio e a Rotonda di San Lorenzo, esta praça é o local ideal para absorver a atmosfera vibrante da cidade. A arquitetura medieval e renascentista ao redor oferece um cenário impressionante para quem quer mergulhar na história local.

▪️  Rotonda di San Lorenzo

A igreja mais antiga da cidade, a Rotonda di San Lorenzo, é um exemplo notável da arquitetura românica e oferece uma atmosfera tranquila e introspectiva.

▪️  Palazzo Te

Um exemplo magistral da arquitetura renascentista, o Palazzo Te é uma obra-prima de Giulio Romano. Famoso por seus afrescos e pela grandiosidade de suas salas, é uma visita obrigatória para os amantes de arte.

▪️  Casa del Mantegna

Este é o local onde viveu o renomado pintor renascentista Andrea Mantegna. A Casa del Mantegna é uma joia arquitetônica com um pátio circular único e atualmente abriga exposições temporárias de arte, oferecendo uma oportunidade de mergulhar na vida e obra desse mestre.

▪️  Teatro Sociale di Mantova

Construído no início do século XIX, o Teatro Sociale é um belo exemplo de arquitetura neoclássica. Além de ser um importante centro cultural, onde acontecem óperas, peças de teatro e concertos, o edifício em si é uma atração, com seu interior luxuosamente decorado. ✨ Este local fica a 3 minutos à pé da opção gluten free que testamos em Mantua: La Dolce Lia (mais infos na seção abaixo).

▪️  Loggia delle Pescherie di Giulio Romano

Projetada pelo famoso arquiteto Giulio Romano, a Loggia delle Pescherie é uma estrutura graciosa às margens do rio, que antigamente abrigava o mercado de peixes de Mântua. Hoje, é um lugar encantador para passear, com uma vista agradável e ambiente tranquilo. ✨ Este local fica a 3 minutos à pé da opção gluten free que testamos em Mantua: La Dolce Lia (mais infos na seção abaixo).

▪️  Lago di Mezzo e Lago Inferiore

Mântua é cercada por três lagos artificiais, que proporcionam um cenário pitoresco para passeios a pé ou de bicicleta. O Lago di Mezzo e o Lago Inferiore são ideais para relaxar e apreciar a natureza.

▪️  Museo di Palazzo d’Arco

O Palazzo d’Arco é uma elegante residência aristocrática do século XVIII que agora abriga um museu. Os visitantes podem explorar os salões ricamente decorados, cheios de móveis antigos, pinturas e coleções de arte. O destaque do museu é a sala onde está o ciclo de afrescos da “Sala dello Zodiaco”.

▪️  Basílica de Sant’Andrea

Esta magnífica basílica renascentista, projetada por Leon Battista Alberti, é uma das igrejas mais importantes de Mântua. A sua imponente fachada e o interior impressionante fazem dela uma parada obrigatória.

ONDE COMER GLUTEN FREE

Como comentamos no início do Guia, encontramos poucos lugares en Mantua que oferecem menu gluten free (sem glúten) aptos para celíacos:

▪️  La DolceLia

Conhecemos o lugar pessoalmente e é muito charmoso. Além de oferecer alimentação sem glúten segura para celíacos, está bem localizado no centro de Mântua, garantindo que seja possível adicionar uma paradinha no local entre os passeios. Embora eles pareçam mais uma doceria e cafeteria, fornecem também lanches para almoço.

▪️  Elena Coffee Bar

Não tivemos oportunidade de conhecer este local pessoalmente pois nossa passada por Mântua foi com duração de apenas uma refeição, mas assim como o de cima, este local recebeu o certificado da Associação de celíacos local e, portanto, à princípio tem os cuidados necessários para fornecer uma refeição gluten free, mesmo não sendo um restaurante “100% sem glúten” e mesmo que não comuniquem isso em seus canais. De qualquer forma, sempre confirme antes de pedir.

Endereço: Via XX Settembre, 28 46100 Mantova MN
Certificado Gluten Free: AiC
Facebook: https://www.facebook.com/p/Elena-coffee-bar-100063634266227

QUANDO VISITAR

Mântua possui um clima temperado, com variações sazonais que podem influenciar sua visita.

  • Primavera (Março a Maio): A primavera é uma das melhores épocas para visitar Mântua. As temperaturas são agradáveis, variando entre 10°C e 20°C, e as flores estão em pleno florescimento, tornando a cidade ainda mais bonita.
  • Verão (Junho a Agosto): O verão pode ser quente, com temperaturas máximas que chegam (ou ultrapassam) 30°C.
  • Outono (Setembro a Novembro): O outono é uma época encantadora para visitar Mântua, com temperaturas amenas entre 10°C e 20°C e uma menor quantidade de turistas. Também é momento do Festival Letteratura, em setembro. As cores outonais dão um charme extra à cidade.
  • Inverno (Dezembro a Fevereiro): Os invernos em Mântua são frios, com temperaturas que podem cair para 0°C, mas raramente há neve. É uma boa época para explorar os museus e desfrutar da gastronomia local, longe das multidões.

🌂 Meses Menos Chuvosos: Os meses com menor incidência de chuvas são entre julho e setembro, sendo uma boa época para quem deseja evitar o clima úmido.

Mântua é um destino fascinante que pode adicionar um charme na sua viagem. Seja qual for a época do ano ou a duração da sua estadia, esta cidade promete encantar e surpreender. Planeje sua viagem com antecedência, veja se as opções de lugares gluten free de Mantua estão abertas e aproveite tudo o que cidade tem a oferecer.

Além disso:

E também temos dicas de alguns outros lugares na Itália maravilhosa:

Lista de lugares Gluten Free perto do Lago di Garda – Itália

Lista de lugares Gluten Free de Salerno – Itália

Lista de lugares Gluten Free de Nápoles – Itália

Lista de lugares Gluten Free de Pompéia – Itália

Lista de lugares Gluten Free de Verona – Itália

Guia de viagem para Florença – Itália

Guia de viagem para Roma – Itália

Guia de viagem para Veneza – Itália

Facebook
WhatsApp
Navegue neste conteúdo
Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle), portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok? :)

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.