Destinos » Pompéia – Itália

Guia de Viagem Gluten Free em

Pompéia – Itália

Nós viajamos ao redor do mundo e criamos o guia de viagem gluten free perfeito para você.

Este conteúdo é fruto de muita pesquisa e dedicação, mas antes de visitar algum lugar, principalmente restaurantes, recomendamos que confira se as informações continuam as mesmas, para garantir a sua segurança com uma alimentação realmente livre de glúten. Confira também a data de atualização deste conteúdo logo abaixo.

Caso você tenha algum comentário ou sugestão, entre em contato conosco.

Pompéia é uma das cidades com parque arqueológico mais fascinantes do mundo, oferecendo uma viagem no tempo até a Roma Antiga. Conhecer este local proporciona uma experiência cultural e histórica inesquecível. Aqui estão três motivos principais para visitar:

  1. Exploração arqueológica: Pompéia, soterrada pela erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C., preserva em detalhes como era a vida cotidiana naquela época. As ruínas da cidade, como casas, templos e até grafites nas paredes, oferecem uma visão única da Roma Antiga.
  2. Patrimônio da UNESCO: A cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos maiores complexos arqueológicos do mundo. Caminhar pelas ruas pavimentadas, ver os afrescos bem preservados e explorar as termas e teatros é uma experiência verdadeiramente enriquecedora.
  3. Proximidade com Nápoles e o Monte Vesúvio: Além de Pompéia, a localização permite explorar a região da Campânia, com fácil acesso a Nápoles, o Monte Vesúvio e a bela Costa Amalfitana, tudo em uma curta viagem de trem.

Dica para montar o seu roteiro: Esta é uma cidade que você pode visitar no modo “bate-volta” saindo de trem de Nápoles, permanecendo algumas horas para conhecer os pontos turísticos desejados, pode até fazer uma refeição sem glúten no local, e depois voltando de trem para Nápoles.

COMO CHEGAR

🛬 Aeroportos Próximos

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Nápoles (Aeroporto de Capodichino), a cerca de 30 km de Pompéia. De lá, é possível pegar um táxi (embora não valha a pena pois muito longe e caro) ou um transporte público da estação de trem de Nápoles até Pompéia. Caso esteja com malas, pode deixá-las em um locker na Estação Napoli Centrale.

🚆 Chegando de Trem

Se você já está em Nápoles, a maneira mais fácil de chegar a Pompéia é pelo trem Circumvesuviana, pegando na estação Napoli Centrale. A linha Nápoles-Sorrento faz uma parada na estação “Pompei Scavi – Villa dei Misteri”, que fica próxima à entrada principal do sítio arqueológico. A viagem dura cerca de 35 minutos.

🚍 Transporte Dentro da Cidade

Dentro de Pompéia, o transporte é bastante simples, com uma pequena rede de ônibus e táxis. No entanto, a maioria dos turistas explora a cidade a pé, já que as principais atrações estão concentradas em uma área acessível.

ONDE FICAR

Se você quer mais tempo para explorar os sitios arqueológicos, pode valer a pena ficar hospedado na cidade. Pompéia oferece uma variedade de acomodações para diferentes tipos de viajantes. A cidade não é grande, então é possível encontrar boas opções próximas ao centro e às estações de trem.

O grande segredo é primeiro planejar o que pretende fazer na cidade, para depois decidir se vale a pena se hospedar em Pompéia, ou em Nápoles, pois esta é uma cidade que é possível conhecer em apenas um dia.

O QUE FAZER

Pompéia oferece atrações fascinantes tanto dentro quanto fora do sítio arqueológico.

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free sul itália

👉🏼 Parque Arqueológico de Pompéia: A principal atração da cidade, onde você pode explorar antigas ruas, villas e praças preservadas pela erupção. Não perca o Anfiteatro, a Casa dos Vettii e o Fórum Romano. Temos uma sugestão de roteiro, confere aqui.

Museu de Pompéia (Antiquarium di Pompei): Fica dentro do parque arqueológico e complementa a visita exibindo artefatos descobertos nas escavações e contando a história da cidade antes e após a erupção.

Vesúvio: Uma visita ao Monte Vesúvio, o vulcão que destruiu Pompéia, é uma aventura imperdível para quem curte mais contato com a natureza. É possível fazer caminhadas até a cratera para uma vista incrível da região, e existem empresas especializadas nesse tipo de passeio.

Centro da cidade: Um passeio a pé pelo centrinho da cidade pode revelar uma ambiente bem agradável e boas surpresas arquitetônicas.

ONDE COMER GLUTEN FREE

Preparamos duas informações que podem ser úteis para sua pesquisa sobre onde comer com segurança: Cenário “Gluten Free”, que contém um mapa que mostra diversas possibilidades de lugares com menu sem glúten para você avaliar (com a ressalva de que não testamos todas ainda); e as Experiências sem glúten da Celiciosa Trip na cidade, que mostra todos os lugares que conhecemos pessoalmente e a nossa impressão sobre eles.

🔎 Cenário “Gluten Free” de Pompéia

Em Pompéia existem poucas opções de restaurantes, mas o suficiente para uma visita curta.

A maior parte das ofertas de restaurantes com opções gluten free que encontramos é certificada pela associação local, ou seja, há uma segurança “a mais” para quem é Celíaco/SGNC. Dessa forma, você deve se identificar como celíaco ao chegar ao restaurante e confirmar se conseguem te atender com segurança. Veja essa informação para cada estabelecimento nos detalhes do local no mapa abaixo.

Mapa de opção sem glúten em Pompéia

Confira o mapa com todos os restaurantes que descobrimos ter um “menu Gluten Free”, ou que oferecem alimentos sem glúten mediante encomenda, em Nápoles, Itália. Veja abaixo instruções de como usar:

  • 📍 Localização: Há um recurso de direcionamento para o Google Maps (ícone em formato de losango com seta convertendo para a direita), onde você consegue navegar diretamente até o local a partir da sua localização atual.
  • 🏷️ Informações: Clicando sobre cada ponto no mapa, você verá informações como o nome da Empresa, seu Endereço, se possui certificado Gluten Free (ou seja, se é fiscalizada por alguma associação), a qual Categoria Gluten Free pertence (“100% Gluten Free” ou apenas “Gluten Free Friendly”). Além disso, em alguns casos, há também a informação do tipo de estabelecimento, como Restaurantes, Pizzarias, Padarias / Cafeterias, To-go (apenas para levar), Sorveterias, Lojas (mercados), e também o link para o Instagram, Site, ou página no Facebook da empresa.

🍴 Experiências sem glúten da Celiciosa Trip em Pompéia

Abaixo, você pode conferir os lugares que testamos pessoalmente e que afirmavam serem gluten free (apto para celíacos) em Pompéia.

Mesmo assim, atenção: ⚠️sempre confirme com o restaurante se o local é seguro para celíacos ao chegar, pois algo pode ter mudado entre a nossa experiência e a sua.⚠️

▪️ Ristorante Osteria da Peppino – La Dispensa dell’ Oste

Como viram no mapa acima, existem poucas opções de lugares com refeição sem glúten seguras para celíacos na cidade de Pompéia, mas, ao que já sabemos, pelo menos esta aqui é incrível. Não sei se era a fome e o cansaço depois de andar por cerca de 3 horas e meia pelo sitio arqueológico de Pompéia, mas quando chegamos no Ristorante Osteria da Peppino La Dispensa dell’ Oste e adentramos a fachada simples, dando de cara com o Giardineto do restaurante, um lugarzinho calmo – e que estava vazio na ocasião – de cara já tivemos a impressão de que havíamos feito a escolha certa para a nossa única refeição em Pompeia.

Obviamente a confirmação de boa escolha ocorreu ao experimentarmos o menu (senza glutine – uma opção do restaurante que nao é exclusivo). Pedimos uma tábua de queijos de entrada, e depois massas. Tudo que poderia ter cara de ter gluten vinha identificado com a plaquinha “gluten free”. Não sei voces, mas eu adoro quando tem plaquinha…

📍 Google Maps /// Website /// Instagram

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
pompéia gluten free
pompeei gluten free
pompeia sem gluten
pompéia gluten free
pompeia sem gluten

QUANDO VISITAR

O clima mediterrâneo de Pompéia torna a cidade agradável para visitar em várias épocas do ano. No entanto, alguns meses são mais confortáveis para explorar a área ao ar livre.

  • Primavera (março a maio): Esta é uma das melhores épocas para visitar Pompéia, com temperaturas amenas variando entre 10°C e 20°C. Há poucas chuvas, e as flores da estação deixam a paisagem ainda mais bonita.
  • Verão (junho a agosto): Os meses de verão podem ser quentes, com temperaturas que chegam a 30°C ou mais, especialmente em julho e agosto. No entanto, o céu limpo e os longos dias são ótimos para explorar as ruínas. Considere visitar cedo pela manhã ou no final da tarde para evitar o calor intenso.
  • Outono (setembro a novembro): As temperaturas caem para uma média entre 15°C e 25°C, e há menos turistas em comparação com o verão. É uma época agradável para passeios ao ar livre, com poucas chuvas.
  • Inverno (dezembro a fevereiro): O inverno em Pompéia é relativamente suave, com temperaturas variando entre 5°C e 15°C. Embora seja uma época mais tranquila, com menos turistas, é bom estar preparado para eventuais dias chuvosos.

Para aproveitar ao máximo a experiência, os meses de abril a junho e setembro a outubro são ideais, quando o clima é agradável e as multidões são menores.

Aproveite a nossa pesquisa para ter uma viagem gluten free mais segura. E, após a sua viagem, venha nos contar como foi sua experiência comendo sem glúten em Pompéia!

Conheça também:

Lista de lugares Gluten Free perto do Lago di Garda – Itália

Guia de Viagem para Milão – Itália

Lista de lugares Gluten Free de Salerno – Itália

Guia de viagem para Nápoles – Itália

Guia de viagem para Verona – Itália

Guia de viagem para Veneza – Itália

Guia de viagem para Florença – Itália

Guia de viagem para Roma – Itália

Facebook
WhatsApp
Navegue neste conteúdo
Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle), portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok? :)

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.