Porto, em Portugal, é definitivamente uma visita obrigatória para os amantes de vinhos. A segunda maior cidade de Portugal tem, ao mesmo tempo, uma boa infraestrutura e um clima de cidade mais pacata. Provavelmente por receber bem menos turistas que Lisboa, também oferece menos opções de restaurantes gluten free, mas ainda sim são suficientes para que celíacos e pessoas com desordens relacionadas ao glúten possam passar um tempo na cidade e curtir sua atmosfera encantadora.
Aqui estão alguns motivos pelos quais eles não podem perder a oportunidade de visitar o Porto:
- Vinícolas do Vinho do Porto: Porto é o lar das famosas caves de vinho do Porto, onde você pode fazer degustações e passeios para aprender sobre a história e a produção desse vinho único e fortificado. Visitas às caves, como Sandeman, Graham’s e Taylor’s, são experiências imperdíveis.
- Passeios pelas Vinhas no Vale do Douro: O Vale do Douro, situado nas proximidades de Porto, é uma das regiões vinícolas mais antigas e belas do mundo. Os amantes de vinho podem fazer passeios de barco pelo rio ou explorar as vinhas em terra firme, desfrutando das vistas espetaculares e degustando vinhos locais.
COMO CHEGAR
🛬 Aeroportos: Porto é servida pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO), que está localizado a aproximadamente 11 quilômetros do centro da cidade. É um aeroporto internacional bem conectado a várias cidades europeias e outros destinos ao redor do mundo.
🚆 Comboio (trem): Se você estiver em Lisboa, também consegue ir a cidade do Porto de Comboio. é uma viagem bastante confortável. Consulte horários no site oficial: https://www.cp.pt/passageiros/pt
🚇 Transporte do Aeroporto para o Centro: Para chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto, você pode pegar um táxi, que levará cerca de 20-30 minutos, ou usar o metrô. A linha E do metrô liga o aeroporto ao centro da cidade em aproximadamente 30 minutos.
🚃 Transporte na Cidade: Porto tem um sistema de transporte público eficiente, incluindo trêm, metrô, ônibus e bondes.
ONDE FICAR
Porto oferece diversas opções de hospedagem em diferentes bairros. Para uma experiência conveniente e próxima dos principais pontos turísticos, considere ficar nos seguintes bairros:
▪️ Centro Histórico: compreende a Sé, São Nicolau, Vitória e Miragaia, e foi classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1996. Se ficar hospedado perto da Estação Ferroviária de Porto – São Bento, além de poder usufruir do trêm, poderá ir a pé a diversos locais turísticos. Além disso, nessa região de Porto, Portugal, você estará também perto dos principais restaurantes Gluten Free da cidade.
▪️ Baixa: Também conhecida como o centro da cidade, a Baixa é repleta de hotéis e lojas. É também uma ótima base para explorar o centro histórico de Porto a pé.
▪️ Ribeira: Às margens do Rio Douro, a Ribeira é o coração histórico da cidade, com ruas estreitas e casas coloridas. É uma escolha ideal para quem deseja fácil acesso a atrações como a Ponte Dom Luís I.
▪️ Boavista: Este bairro é mais moderno e oferece uma variedade de hotéis de luxo. É uma opção tranquila, com fácil acesso ao Museu de Serralves e ao Parque da Cidade.
ONDE COMER “GLUTEN FREE”
A cidade do Porto, de Portugal, tem opções suficientes de restaurantes Gluten Free (aptos para celíacos) para uma viagem curta. Mas se você resolver ficar mais dias, certamente não irá se importar de voltar em alguns deles e provar um prato diferente.
Confira nos links mais detalhes dos lugares que tivemos a oportunidade de conhecer.
▪️ Com Cuore
Com Cuore é um restaurante e cafeteria totalmente Gluten Free e certificado pela Associação de Celíacos de Portugal. Estão localizados na Praça das Cardosas, em frente à Estação de São Bento – Porto.
▪️ 100 Culpa
Mais Informações em breve.🍩🍩🍩
▪️ CELÍCIAS, Gluten free company
Mais Informações em breve.🍩🍩🍩
O QUE FAZER
Porto é uma cidade rica em cultura e história, e você encontrará muitos lugares interessantes para visitar, como:
▪️ Ribeira: Explore as ruas, passeie ao longo do Rio Douro e visite as caves de vinho do Porto. E se você gosta de vinhos, não deixe de levar alguns exemplares para casa, existem kits de miniaturas de vinhos do Porto muito bons para você carregar na mala.
▪️ Livraria Lello: Uma das livrarias mais bonitas do mundo, com uma arquitetura impressionante.
▪️ Museu Serralves: Um museu de arte contemporânea e um parque que oferecem uma experiência cultural única.
▪️ Jardim das Oliveiras: Uma bela praça cheia de oliveiras no meio do centro histórico do Porto, que é bastante inovadora: ela serve de “cobertura” ao Passeio dos Clérigos.
▪️ Catedral da Sé: Uma catedral impressionante com vistas panorâmicas da cidade.
▪️ Igreja e Torre dos Clérigos: Conjunto arquitetónico datado do século XVIII que é considerado um dos cartões-postais da cidade.
▪️ Estação São Bento: Considerada a estação central da cidade, é também um dos principais monumentos históricos. Possui influência francesa e belos painéis de azulejos que contam histórias e cenas ocorridas em Portugal.
BATE-VOLTAS PRÓXIMOS
Se você tiver tempo extra, considere explorar algumas das cidades próximas a Porto em um passeio de um dia:
▪️ Cruzeiro pelo Rio Douro: Com uma boa organização, você pode desfrutar de um passeio de barco pelo rio e aprecie as vistas das vinhas nas colinas.
▪️ Braga: Conhecida como a “Cidade dos Arcebispos”, Braga é famosa por suas igrejas históricas e arquitetura encantadora.
▪️ Guimarães: É considerada o berço de Portugal, com um centro histórico bem preservado e um castelo impressionante.
▪️ Aveiro: Conhecida como a “Veneza de Portugal” devido aos seus canais, Aveiro é uma cidade de praia interessante, com suas casas coloridas, é um bonito cartão postal.
QUANDO VISITAR
Porto é um destino agradável durante todo o ano, mas o clima varia ao longo das estações. Os meses de maio a setembro são os mais quentes, com temperaturas médias entre 15°C e 25°C. No inverno, de dezembro a fevereiro, as temperaturas podem cair para 5°C a 15°C. A melhor época para visitar Porto é na primavera e no outono, quando o clima é ameno e a cidade está menos lotada.
Porto é uma cidade cativante que oferece uma experiência autêntica de Portugal, e é apta para viajantes celíacos porque fornece opções de restaurantes Gluten Free confiáveis. Com sua acessibilidade, variedade de atividades e clima agradável, é o destino perfeito para uma escapada memorável.