Pastelería Durazno y Chajá é sem dúvida nenhuma é um dos meus lugares favoritos no mundo. Infelizmente só estive lá uma vez, em junho de 2023.
Essa pequena pastelería de Sevilha é, na verdade, um pouco uruguaia também, dada a nacionalidade de seus proprietários, muito talentosos em criar artesanalmente delícias sem glúten (Isabela) e simpáticos ao atender e orientar os clientes (Marcelo, que pelo que sei, é celíaco).
Nesta única vez que estivemos lá na Pastelería Durazno y Chajá, tivemos a oportunidade de provar uma torta típica de Sevilha (tarta San Marcos), e uma torta de limão clássica.
Mas também pegamos coisas para levar: um pão de sal que virou café da manhã no dia seguinte em Sevilha mesmo (com um ovinho frito dentro que preparamos na nossa frigideira levada na viagem – ficou uma delícia), mais uns alfarrores de chocolate branco com doce de leite (que se tornaram lanches da viagem que seguimos, no trem para Granada), e o melhor bolo de frutas (que chamam “bizcocho” em espanhol – aquele bolo “simples”), este tinha pedacinhos de limão, e o comemos no café da manhã de dois dias depois de comprado, quando já estava em Granada, ainda estava molhadinho e macio como se fosse novo.
Quando você for a Sevilha, deixe de visitar a Praça de Touros (A Real Maestranza de Sevilla), mas não deixe de ir comer um doce na Pastelería Durazno y Chajá. Vai por mim.
Para outras dicas valiosas de quais passeios fazer e onde comer sem glúten em Sevilha e sul da Espanha, veja nosso Roteiro de Analuzia e Madri.