Muitas pessoas com alergias ou que não consomem glúten se questionam sobre a possibilidade de transportar um alimento seguro para poder fazer sua refeição apropriada em uma viagem longa de avião.
Existem muitas dúvidas e muito medo sobre o que pode ou não levar, e isso resulta em pessoas que se arriscam a comer a comida oferecida no voo, que muitas vezes pode não ser efetivamente apta para a dieta daquele indiviíduo. Além do medo, a falta de experiência também faz com que muitas vezes a situação de levar seu próprio lanche não seja muito agradável, ou que comer somente aquele alimento planejado na viagem de avião seja insuficiente.
Para facilitar sua próxima viagem, vamos trazer aqui dicas de como levar sua refeição sem glúten em uma voo longo, internacional ou nacional. (E que também, indepedentemente de legislação, podem servir para viagens longas de carro, ônibus e trêm.)
Continua depois da publicidade:
Alimentação planejada para o avião: as regras
Que tipo de alimento posso levar em uma viagem de avião?
Você pode levar tranquilamente alimentos prontos não industrializados ou in natura na sua bagagem de mão, tanto para comer no aeroporto quanto para se alimentar no avião, desde que essas refeições sejam comidas antes de desembarcar no país do destino, no caso dos voos internacionais. Caso contrário, se não conseguir comer tudo, você precisará descartar no avião antes de chegar em território extrangeiro. Além disso, é importante que, como os demais itens de bagagem, estes também sigam as regras de peso/tamanho e características de transporte permitidos.
Quais embalagens e talheres posso usar?
Mais do que o alimento em si, o mais importante é embalar apropriadamente para passar no raio-x. Ziplock transparente e potes herméticos são uma boa opção, pois manter o alimento sem riscos de vazamento é o principal. Ah, e não carregue talheres e objetos cortantes na sua mala de mão, ao invés disso leve descartáveis, ou de plástico reutilizável.
Preciso comprovar porquê eu levo minha própria comida?
Desde que você siga as regras sanitárias e de transporte, não precisa de laudo médico nem nada. Caso perguntem sobre sua comida, você pode explicar que este é o seu lanche porque você é uma pessoa alérgica ou com doença celíaca e não pode consumir a comida oferecida no avião. Mas não irão perguntar…
Dicas de comida pronta para levar na viagem de avião
Tem alguns tipos de alimento pronto para consumo que você pode levar na viagem de avião. A melhor escolha vai depender do seu estilo de dieta e o que acha que será mais fácil de gerenciar.
🍕🥪 Lanches
Preparados por você ou encomendados de um lugar seguro, que sejam fáceis de comer para não precisar de talheres, exemplo: sanduíche sem glúten, pastéis, esfihas. Uma dica é levar lanches que você já testou antes em casa e que ficam bons frios, tipo empanadas, pasteizinhos só com queijo e tomate (pode evitar coisas com carne para não estragar). Dependendo do tempo da sua viagem, você pode levar os lanches em estágios de resfriamento/congelamento diferentes para momentos diferentes, exemplo: alguns mais congelados para comer por último, em processo de descongelamento para comer antes, e algo apenas refrigerado, ou recém preparado, se for comer ainda no aeroporto antes da decolagem.
🍱🍜 Comida de verdade
Preparada por você ou encomendada de um lugar seguro, que não precise cortar e possa ser comida de colher, como, por exemplo, um risoto. Você pode levar já aquecido em um pote térmico que mantém temperatura, e comer com a colher de plástico que acompanha o pote, ou levar outros talheres descartáveis. Ou levar em bolsas térmicas… O importante é sempre lembrar que os alimentos com odor e/ou líquidos precisam estar em embalagens herméticas, e líquidos não podem ultrapassar 100ml.
🍌🥗 Frutas e verduras
Pode levá-las já organizadas/preparadas de forma fácil para comer, também considerando os limites dos potes e pesos, e acondicionamento.
Além das comidas prontas ou in natura, você pode complementar com industrializados não perecíveis (empacotados e com rótulos de fábrica) – que se você não consumir tudo, não tem problema levar adiante no desembarque em outros países. Já deixamos algumas dicas de snacks salgados e biscoitos doces que podem ser bons para carregar na bagagem de mão.
Na dúvida, sempre consulte os sites das companhias aéreas e consulados. Alguns links úteis:
https://www.latamairlines.com/br/pt/central-ajuda/perguntas/bagagem/artigos-restritos/alimentos
https://www.voeazul.com.br/br/pt/sua-viagem/planeje/bagagem-de-mao
https://www.voegol.com.br/informacoes/bagagem
https://www.flytap.com/pt-br/suporte/bagagem
Gostou dessas dicas de como levar sua refeição sem glúten em uma viagem longa? Comenta aqui embaixo se você já faz assim ou já fez algo diferente.
Outros conteúdos que podem interessar:
Lanche sem glúten fácil de encontrar em Aeroporto ou Rodoviária