Vai dar uma festa, possui um convidado celíaco ou com outra desordem que precisa seguir uma dieta isenta de glúten, e quer saber como incluir essa pessoa?
1. Encontrando fornecedores de refeições sem glúten seguras.
2. Oferecendo alimentos embalados com a informação “NÃO CONTÉM GLÚTEN” no rótulo.
3. Cozinhando sem glúten e sem contaminação cruzada para ele (mais arriscado).
1. Encontrando fornecedores de refeições sem glúten seguras
Encomendar comida de fornecedores gluten free pode ser a opção mais prática e segura para incluir um celíaco em sua festa, pois essas empresas já possuem uma equipe treinada, cozinha livre de contaminação cruzada e tem acesso aos insumos certificados como “sem glúten”.
Essa é a solução mais interessante se você quer que o seu convidado celíaco tenha opções mais semelhantes às demais pessoas.
No que tange a apresentação da comida, pode ser visualmente mais interessante também. Se for algo que não precise esquentar e tenha a característica de petiscos (como salgados, bolinhos, docinhos de festa), você pode arrumar os alimentos em uma mesa separada e colocar plaquinhas de identificação. Mas se você tiver encomendado pouca quantidade, melhor não deixar disponível e/ou visível para todos, pois tem pessoas que não tem restrição mas irão pegar para comer simplesmente porque visualmente são iguais, diminuindo a oferta para quem realmente precisa.
E um cuidado ao servir: não devem ser utilizados pratos e talheres que já tiveram contato com glúten, então você pode oferecer embalagens e talheres descartáveis novos (livres de contaminação cruzada).
2. Comprando e oferecendo industrializados seguros
Os alimentos embalados industrialmente precisam seguir a legislação de rotulagem no Brasil. Dessa forma, ao comprar alimentos industrializados com o “NÃO CONTÉM GLÚTEN” no rótulo você consegue escolher opções seguras para incluir o seu convidado celíaco na festa. Pode colocar opções salgadas e doces, e considere ter também bebidas variadas, incluindo água engarrafada. Atualmente se encontra bastante variedade de produtos, só é necessário procurar no lugar certo.
Como essa não é a opção mais “elegante”, você pode caprichar na apresentação, colocando, por exemplo, todos os produtos em uma cesta e identificando com uma plaquinha dizendo “Comidinhas gluten free seguras para o Fulano”. Certamente ele ficará feliz pela inclusão, mesmo sua comida não sendo exatamente igual a das outras pessoas. Para não correr risco de contaminação cruzada, deixe as embalagens fechadas até que o convidado queira abrir.
3. Cozinhando sem glúten e sem contaminação cruzada para um celíaco
Este é o item menos indicado por nós, mas consta aqui porque muita gente acaba querendo esta opção. Mas saiba que é um risco muito grande se você não tiver todos os cuidados necessários para que não haja contaminação cruzada na cozinha e no servir. São muitas coisas a serem consideradas: desde a escolha do alimento, armazenamento, utensílios de cozinha, local do preparo, manejo da comida, e lugares onde será servida. Para você ter uma ideia, nem mesmo os fornecedores de alimentação de festas profissional (que não sejam exclusivamente sem glúten) conseguem entregar algo seguro quando compartilham a cozinha com ingredientes com glúten. Logo, não vale a pena arriscar.
“Ah, mas eu já vi pessoas celíacas comendo em festas e buffets”?
Muitas pessoas se arriscam às vezes simplesmente pela exaustão do “não pertencimento”. Além disso, existem muitos novos diagnosticados que ainda não entendem muito bem seus limites e acabam comendo sem saber que é um risco.
“Ah, mas é uma festa pequena e sou muito próximo do meu convidado celíaco e quero muito cozinhar algo para ele, como faço?”
Você quer cozinhar para o celíaco mesmo assim, pois talvez seja a única opção que você tem? Já falamos sobre isso em um post sobre Natal Sem Glúten, então sugiro que você consulte esse texto aqui: https://celiciosatrip.com/historias/natal-sem-gluten-dicas-para-uma-ceia-deliciosa/#preparar-alimentos-para-celiaco
Outros cuidados importantes para evitar contaminação cruzada incluem, em todos os casos:
- Fornecer pratos e copos descartáveis nunca usados.
- Armazenar as bebidas geladas que são sem glúten longe de outras que possuem glúten.
“Incluir” uma pessoa com restrição alimentar no seu menu é algo desafiador. Mas é um ato nobre.
Se você está preocupado em como fazer isso da forma correta, fica o agradecimento de toda a nossa comunidade.
Espero que tenha conseguido te ajudar!