Histórias » Saúde » Tripla lavagem: para evitar a contaminação cruzada com glúten

Saúde

Tripla lavagem: para evitar a contaminação cruzada com glúten

Conheça mais sobre o método da "tripla lavagem" para reduzir riscos de contaminação cruzada por glúten na cozinha.
Navegue nesse conteúdo

Quem possui alguma desordem relacionada ao glúten (DGR’s), seja doença celíaca, SGNC ou alergia ao trigo, acaba descobrindo em algum momento que, além de seguir uma dieta isenta de glúten para o resto da vida, também precisa cuidar a contaminação cruzada. Existem alguns estudos e diversos pesquisadores interessados em descobrir técnicas eficazes de remover o glúten de cozinhas, panelas, e utensílios, para que seja possível compartilhar um ambiente que manipula glúten com tais indivíduos que não podem ter contato com ele, e a técnica mais conhecida é a “tripla lavagem” ou “tríplice lavagem”.

No que consiste o método da “tríplice lavagem”

O nome “tripla lavagem” vem, como você deve imaginar, da característica de lavar três vezes. Mas não se resume a isso, pois a cada lavagem você utilizará um elemento químico diferente (1º sabão e água, 2º sal e vinagre, 3º álcool 70%), assim como elemento abrasivo novo (nunca usado e limpo, como esponja ou escova), fazendo com que, quimicamente, a proteína (glúten) seja quebrada, diminuída, e removida do item.

A técnica da tripla lavagem é fruto de um conhecimento técnico-científico, e para ser considerada efetivamente segura seriam necessários testes que comprovassem sua eficácia (como a verdadeira ciência presume, e por sorte temos cada vez mais cientistas interessados em testar essa técnica!). Dessa forma, nos parece que, como toda teoria, mesmo comprovada, sua prática pode ter variações em eficácia dependendo de como for aplicada, ou seja, pode funcionar muito bem em um contexto e em outro não. Muitas pessoas falam, inclusive, do material onde se está tentando remover o glúten: que quanto mais poroso, mais difícil seria sua remoção.

Como já existem autoridades no assunto que vem educando a comunidade e pesquisando novas alternativas, vamos compartilhar abaixo alguns conteúdos, em português, que já foram feitos sobre tripla ou tríplice lavagem para remoção do glúten, para que você possa tirar suas conclusões e conseguir aplicar ao seu contexto.

Se você souber de algum estudo mais recente, não deixe de compartilhar conosco nos comentários abaixo!

Onde aprender sobre a tripla lavagem para remover o glúten

🧽 Rio Sem Glúten publicou um manual intitulado “Eliminando a Contaminação Cruzada por Glúten da sua cozinha – Tripla Lavagem

🧽 A pesquisadora Fabiana Magnabosco já publicou alguns artigos relacionados ao assunto: 

Celiac Disease: Risks of Cross-Contamination and Strategies for Gluten Removal in Food Environments (2024), Boas práticas no preparo de alimentos sem glúten para serviços de alimentação (2023), Determinação da eficácia da tríplice lavagem para remoção de glúten de superfícies e utensílios de cozinhas domésticas (2021): Lista de artigos no Google Scholar.

🧽 As alunas Ana Júlia Rees Gonçalves e Luana Lunkes Hoffmann fizeram um projeto de pesquisa intitulado “Remoção de glúten residual em utensílios de cozinha e bancadas contaminados”: Link do projeto.

🧽 A pesquisadora Fabiana Magnabosco também publicou uma matéria Orientações sobre alimentação de pessoas portadoras de doença celíaca em abrigos”.

Além desses conteúdos, saiba que a FENACELBRA pode ser uma grande referência no seu aprendizado sobre cuidados com celíacos e pessoas com DRGs:  https://www.fenacelbra.com.br/

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado, e que você consiga minimizar os riscos de contaminação cruzada com glúten pela técnica da tripla lavagem.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Histórias recentes

nossos canais Sociais

Se Inscreva na Nossa Newslleter

Receba em primeira mão nossos conteúdos mais atuais.

Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

Confira também nossos conteúdos de turismo gluten free

maceio gluten free
Destinos
Meiri
Maceió – AL

Lista com locais que oferecem menu sem glúten em Maceió – Alagoas, em um mapa para encontrar o restaurante gluten free mais próximo.

mantua gluten free
Destinos
Meiri
Mântua – Itália

Mântua é uma boa opção de “passeio de um dia só” para os viajantes sem glúten que são amantes de arte e história, e também pode ser uma boa “escapada” dos destinos turísticos mais tradicionais. Veja neste Guia como se alimentar e dicas de turismo.

Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.