Histórias » Eventos » BALC: Evento Inclusivo com Opções sem Glúten em Bariloche, Argentina

Eventos

BALC: Evento Inclusivo com Opções sem Glúten em Bariloche, Argentina

O evento gastronômico mais importante da Patagônia Argentina é inclusivo para celíacos e oferece opções sem glúten em Bariloche.
Navegue nesse conteúdo

O BALC (Bariloche a la Carta) é um dos maiores eventos de gastronomia da Argentina, realizado anualmente na charmosa cidade de Bariloche (lugar que já mapeamos onde você pode comer sem glúten com segurança). O festival reúne o melhor da culinária patagônica e internacional, atraindo amantes da boa mesa e turistas de todas as partes. Embora o evento não seja exclusivamente sem glúten, ele se destaca por oferecer opções inclusivas para quem segue uma dieta livre de glúten, tornando-se uma excelente oportunidade para celíacos (culinária Sin TACC) e outras desordens relacionadas ao glúten.

Por que visitar o BALC?

Além de promover a diversidade gastronômica da Patagônia, o BALC valoriza a inclusão alimentar. Durante o evento, muitos restaurantes e stands oferecem pratos sem glúten, preparados com todo o cuidado para atender quem possui essa restrição alimentar. Para celíacos, isso significa a possibilidade de aproveitar o melhor da culinária local com segurança, ao mesmo tempo em que há opções para quem não possui restrições. O BALC também inclui feiras de produtos e workshops culinários, onde é possível descobrir novos ingredientes e aprender sobre a gastronomia regional.

Quando acontece o BALC?

O BALC ocorre todo ano no mês de outubro, coincidindo com a primavera na Patagônia, quando a cidade de Bariloche oferece um cenário deslumbrante e temperaturas agradáveis (ainda frias, mas não tão frias!). A programação do evento, que se estende por uma semana, inclui degustações, feiras, jantares exclusivos e diversas atividades que celebram a riqueza gastronômica da região.

O que esperar no BALC para quem segue uma dieta sem glúten?

Embora o BALC não seja um evento 100% voltado para o público celíaco, ele oferece uma boa variedade de opções sem glúten. Alguns restaurantes participantes já costumam atender o público celíaco, e a Argentina é um país onde essa condição é levada bastante a sério, garantindo que as opções sem glúten sejam preparadas com segurança. A feira de produtos também conta com stands de marcas que produzem itens sem glúten, mas a oferta dessas opções podem variar entre as edições do evento.

Entre as opções culinárias, é possível saborear desde carnes típicas da Patagônia, uma boa variedade de pratos vegetarianos e até sobremesas feitas com o famoso chocolate de Bariloche, tudo com alternativas sem glúten. No entanto, é importante estar atento ao cardápio de cada estabelecimento, pois nem todos os pratos oferecidos são adequados para celíacos. No site do evento é sempre possível consultar as opções disponíveis para cada edição.

⭐ Mais informações sobre o BALC 2024

O Bariloche a la Carta deste ano (BALC 2024) acontecerá de 4 a 13 de outubro, e nesta edição estará completando 10 anos de um importante evento aonde chefs, produtores e amantes da gastronomia se reúnem para compartilhar o melhor da culinária da região da Patagônia Argentina.

Durante a BALC 2024 o público poderá participar de diversas atividades:

Circuito Gastronômico

No Circuito Gastronômico BALC, restaurantes preparam menus especiais para a semana do evento, e há opções gluten free e para celíacos experimentarem a culinária da região!

⚠️ No site do evento, celíacos devem utilizar o filtro “Sin TACC” para encontrar opções onde não há risco de contaminação cruzada. Já a opção “Sin gluten” no filtro indica pratos que são naturalmente livres de glúten, mas onde pode ocorrer contaminação indesejada.

  • É necessário fazer reserva antecipada com os restaurantes, e não esqueça de baixar sua “Tarjeta BALC” para obte 20% de desconto.

Feira Gastronômica

A Feira Gastronômica da BALC acontece no Centro Cívico de Bariloche, e com uma bela vista de Nahuel Huapi você pode encontrar expositores de produtos típicos da região: adegas, vinhos biológicos, produtores de cerveja, chás, especiarias, doces, azeites, etc. Apenas não esqueça de confirmar se o produto é Sin TACC caso seja celíaco.

Neste ano, a Feira ocorrerá entre 10 e 13 de Outubro, com as seguintes opções de entrada: das 12h às 16.30h, das 16.30h às 21h, ou das 21h às 00h. O Ingresso, que dá direito a um copo para ser usado no evento, pode ser adquirido aqui.

PopUps BALC

Existe uma programação específica com coziheiros renomados (mediante reserva). Confira o cronograma dos PopUps aqui: https://barilochealacarta.com/cronograma-balc/

Além de tudo isso, há atividades para crianças e também degustações de produtos originários da região.

🩵 Ah! E a Celiciosa Trip estará na BALC 2024, então aguarde mais detalhes deste incrível evento inclusivo para celíacos!

Onde ficar em Bariloche durante o BALC?

Bariloche oferece uma ampla gama de acomodações, que vão desde hotéis de luxo até pousadas charmosas. Algumas dessas acomodações estão preparadas para atender visitantes com restrições alimentares, oferecendo, por exemplo, opções de café da manhã sem glúten, mas você precisa conferir essa possibilidade antes de reservar. Há também apartamentos bem aconchegantes no Airbnb. Procure ficar mais próximo ao centro da cidade para garantir um deslocamento mais eficiente ao evento e às atrações turísticas.

Dada a popularidade do BALC, é recomendável fazer reservas com antecedência para garantir a melhor experiência possível.

Como chegar a Bariloche?

Bariloche está localizada na província de Río Negro, na região da Patagônia. O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria recebe voos diários de Buenos Aires e outras grandes cidades da Argentina, facilitando o acesso para turistas internacionais e nacionais. Uma vez no aeroporto, o trajeto até o centro de Bariloche leva cerca de 30 minutos de carro. A cidade também é acessível por estrada, o que permite uma viagem panorâmica para aqueles que preferem viajar de carro.

Conclusão

Se você está em busca de uma experiência gastronômica inclusiva, o BALC em Bariloche é uma excelente escolha. Embora não seja um evento exclusivamente sem glúten, o festival oferece opções cuidadosamente preparadas para quem possui essa restrição alimentar, permitindo que celíacos também aproveitem o melhor da culinária patagônica. Prepare sua viagem e venha explorar Bariloche durante o BALC, onde paisagens deslumbrantes e sabores inesquecíveis se encontram.

Relacionados a este Conteúdo: Bariloche sem glúten, BALC Bariloche, opções sem glúten / Sin TACC no BALC, evento gastronômico inclusivo, Bariloche a la Carta 2024.

Bariloche a la Carta – site oficial do evento: https://barilochealacarta.com/

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Histórias recentes

nossos canais Sociais

Se Inscreva na Nossa Newslleter

Receba em primeira mão nossos conteúdos mais atuais.

Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

Confira também nossos conteúdos de turismo gluten free

costa amalfitana gluten free
Destinos
Meiri
Costa Amalfitana – Itália

Você certamente já ouviu falar na Costa Amalfitana, na Itália, um lugar paradisíaco composto por diversas cidadezinhas com praias nas encostas das montanhas. Vem saber como viajar comendo sem glúten para lá!

roteiro gluten free sul itália
Destinos
Meiri
Sul da Itália: Roteiro por Nápoles, Costa Amalfitana e Capri

Explore um roteiro inesquecível para 6 noites no sul da Itália – região da Campania. Coma deliciosas pizzas napolitanas gluten free em Nápoles, veja de perto a história antiga dos romanos em Pompéia, conheça praias paradisíacas e vistas inesquecíveis na Costa Amalfitana e na ilha de Capri. Venha se inspirar!

Anúncios

Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.