Histórias » Dicas e Tendências » Como receber um celíaco em minha casa?

Dicas e Tendências

Como receber um celíaco em minha casa?

Navegue nesse conteúdo

Este conteúdo foi feito para dar dicas a quem vai receber, em sua casa, uma pessoa que não come glúten por questões de saúde, ou seja, um celíaco ou outras desordens relacionadas. (Saiba o que é o glúten aqui.)

Ele parte de uma opinião pessoal da autora e talvez não represente a vontade e o comportamento de todas as pessoas com desordens relacionadas ao glúten. No entanto, se você seguir essas dicas, certamente estará sendo um anfitrião muito empático e cuidadoso. Dessa forma, seu convidado irá adorar a sua preocupação e se sentirá muito mais seguro e acolhido.

Vamos com 12 dicas de como ser um bom anfitrião para pessoas que não consomem glúten:

Pré-recepção

Planejando a comida

1. Primeiro, fale abertamente com a pessoa e pergunte sobre suas restrições (pode ser que a pessoa também não possa comer outras coisas além do glúten) e entenda como ela costuma fazer quando visita alguém, ou seja, deixe ela dizer como se sente mais confortável, pois as pessoas são diferentes.

2. Saiba que mesmo que você queira cozinhar algo sem glúten para ela, existe risco de contaminação cruzada na cozinha (forno, panelas, utensilios, esponja, etc), então essa é uma alternativa difícil de ser factível (algumas pessoas celíacas podem se arriscar com medo de decepcionar o anfitrião, ou porque ainda estão aprendendo a como se portar, então se você não “forçar”,  é melhor para a saúde dela).

3. Avalie e planeje com ela as opções de alimentação segura de acordo com o tipo de comida que você irá preparar.

  • Se você for fazer a comida para outros convidados, é possível que ela queira levar sua própria comida, então vocês podem pensar juntos em uma forma de esquentar sem contaminar. 
  • Se você for cozinhar para as demais pessoas, seria uma prática muito atenciosa de sua parte se a comida de forma geral não tivesse ingredientes com glúten (principalmente farináceos), dessa forma seu convidado vai ficar ainda mais confortável em sentar à mesa com os demais.
  • Também podem verificar se existe uma opção de delivery seguro para ela que entregue na sua casa, assim a comida já chega quentinha. Vocês podem pesquisar e definir isso antes para não correrem riscos de os lugares estarem fechados.

    Cuidados com a casa e dicas extras

    4. Não manipule farinha de trigo (ou centeio, cevada e aveia) no dia que você vai receber um celíaco em sua casa, pois a farinha pode ficar suspensa no ar por algum tempo, ou ficar sobre bancadas e mesas, e isso pode ser suficiente para fazer seu convidado se contaminar mesmo sem ingerir diretamente. O ideal é que cuide nos dias anteriores também, por precaução, pois não existem muitas certezas científicas ainda sobre isso e cada indivíduo pode tolerar mais ou menos esse tipo de exposição.

        5. Pense antecipadamente sobre as louças que serão usadas para servir, pois a contaminação cruzada pode acontecer aqui também.

        • Existe uma forma de fazer uma super limpeza nas louças de determinados materiais como vidro, cerâmica, e talheres totalmente de inox, de forma a remover vestígios de glúten: veja mais sobre Tripla Lavagem para remoção do glúten.
        • Se tiver louças não usadas e quiser oferecer ao convidado celíaco, não lave elas previamente com a sua própria esponja e não seque com panos de prato já usados, use uma esponja nova dedicada somente para essa louça, e seque com papel toalha. Se não souber com o que estas louças já tiveram contato, melhor não oferecer.
        • Se quiser ser mais cuidadoso e prático, compre prato, copo e talher descartável e deixe fechado longe de glúten, ou verifique se o convidado irá levar ele próprio.

          Durante a recepção

          Organização

          6. Separe um pequeno local limpo e livre de outros produtos com glúten dentro da sua geladeira para que ela possa guardar suas bebidas ou comidas.

          7. Se você comprou snacks, alimentos ou bebidas industrializadas com o rótulo NÃO CONTÉM GLÚTEN para seu convidado celíaco, deixe eles fechados até que a pessoa queira comer. Não coloque os alimentos nos pratos e copos usados na sua casa para não haver risco de contaminação cruzada.

          8. Você pode oferecer a pessoa aquele copo e prato descartável que você comprou (desde que não tenha sido usado e esteja bem vedado e armazenado longe de alimentos com glúten)

          9. Se vocês decidiram pedir uma entrega de comida sem glúten para todos (pode sair mais caro às vezes, mas é um cenário muito inclusivo e reconfortante para a pessoa celíaca), só cuide para não usar seus utensílios contaminados para servir a comida. Se for pizza sem glúten, por exemplo, o convidado pode levar seu cortador de pizza de casa. Ou você pode ter um novo embalado e nunca usado para oferecer.

            Comportamento

            10. Na hora da refeição, convide a pessoa a sentar na ponta da mesa, e deixe longe dela os possíveis alimentos com glúten.

            11. Na mesa, deixe os copos, latas e garrafas de cerveja com glúten longe do convidado celíaco, para que não haja o risco de virar nele ou em sua comida.

            12. Se você estiver bebendo cerveja ou outra bebida com glúten, ou comendo pães ou bolachas com glúten, não fale perto do rosto (para evitar respingo de pequenos fragmentos de saliva), nem beije ou toque a pessoa celíaca, ou faça isso perto do prato da comida desta pessoa, por precaução.

              Em resumo

              Como receber um celíaco em minha casa?

              1. Converse com a pessoa e entenda como ela costuma fazer nessas situações.
              2. Não ofereça alimentos ou bebidas que podem não ser seguras para ela.
              3. Cuide para manter coisas com glúten longe dela e de sua comida.

              Se você, basicamente, fizer esses itens resumidos, você já estará fazendo o necesssário para receber bem um celíaco em sua casa.

              Por fim, se você leu tudo isso e pensou “Nossa! Não imaginava tudo isso!”, saiba que mesmo só sabendo disso agora, você já merece o carinho e gratidão da pessoa celíaca que você conhece, pois mesmo sendo complicado (e chato) você chegou ao final do texto. Um viva pra você!

              Celíacos e pessoas com desordens relacionadas ao glúten (DRGs), se concordam com a nossa sugestão, compartilhem com os seus amigos e familiares, e salvem esse link para mandar para o seu próximo anfitrião. Vamos educar os nossos queridos a saberem como lidar conosco! 🙂

              Leia mais outros conteúdos relacionados:

              Natal Sem Glúten: Dicas Para Uma Ceia Deliciosa E Segura

              Como Presentear Uma Pessoa Que Não Come Glúten

              Facebook
              WhatsApp
              LinkedIn

              Deixe um comentário

              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

              Histórias recentes

              nossos canais Sociais

              Se Inscreva na Nossa Newslleter

              Receba em primeira mão nossos conteúdos mais atuais.

              Anúncios

              Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

              Confira também nossos conteúdos de turismo gluten free

              brasil sem glúten
              Destinos
              Meiri
              Região dos Lagos – RJ: Cabo Frio e outros

              Veja nesse conteúdo um mapa com nossas pesquisas de lugares que podem oferecer alimentação sem glúten na Região dos Lagos (RJ) como Cabo Frio, Rio das Ostras, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia.

              brasil sem glúten
              Destinos
              Meiri
              Joinville – SC

              Veja nesse conteúdo um mapa com nossas pesquisas de lugares que podem oferecer alimentação sem glúten em Joinville – SC.

              brasil sem glúten
              Destinos
              Meiri
              Aracaju – SE

              Veja nesse conteúdo um mapa com nossas pesquisas de lugares que podem oferecer alimentação sem glúten em Aracaju – SE.

              Anúncios

              Os links abaixo são provenientes e anúncios automáticos (cujo conteúdo não temos controle) portanto podem aparecer produtos alimentícios que não sejam sem glúten. Dessa forma sempre verifique, ok?

              Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.