Deliciosa Trip = Celiciosa Trip.
E o que é a Celiciosa Trip? É esse portal de conteúdo de viagem Gluten Free! Nosso objetivo é facilitar a vida de pessoas com desordens relacionadas ao glúten e que querem muito viajar e ter experiências gastronômicas como todo mundo!
Não é sempre que a gente se apaixona por algo, não é mesmo? Quando isso acontece, acho que vale a pena ~transbordar esse amor~ ao mundo. Porque amor nunca é demais.
Pois eu me apaixonei por esse projeto. E aqui vou contar para vocês como ele surgiu.
A idealização, e o problema do perfeccionismo
Eu idealizei esse projeto há muitos anos. Praticamente em todas as viagens de férias, eu e meu marido, como “bons marketeiros”, ficávamos teorizando sobre mil possibilidades e ideias de negócios Gluten Free. Tanto ele como eu somos empreendedores, mas do tipo pobre (risos). Ou seja, temos ideias o tempo todo, mas sem dinheiro/tempo para pôr em prática. Exceto pelas nossas próprias profissões – que nos sustentam…
Até que um dia, após fazer toda uma pesquisa para nossas férias na Europa, eu decidi que começaria de uma vez por todas o meu projeto Gluten Free. Pode parecer bobagem para vocês, mas o que me travava a anos era o nome da marca. Eu sou um tanto perfeccionista, e não queria uma marca de nome genérico. Eu queria um “nome e sobrenome”, pois eu sabia que, quando eu começasse efetivamente o projeto, tentaria ir muito além de um simples blog de viagens.
Deliciosa Trip = Celiciosa Trip
Uma deliciosa viagem para pessoas celíacas: uma Celiciosa Trip. (tsc tsc tsc)
Essa “brincadeira” de sons e trocas de letras não foi inventada por mim. No mundo Gluten Free existem várias “Celiciosas”, “Celiciosos”, “Celicafés”, “Celicoisas”. O prefixo “celi” de Celiac Disease, Doença Celíaca, etc é extremamente utilizado, uma vez que reforça um detalhe importante da característica da marca e manda uma mensagem diretamente para o público-alvo, sem precisar sem literal.
A ideia da “deliciosa viagem” chegou para nós porque, simplesmente, viajar e poder comer alimentos, pratos, sobremesas incríveis, diferentes e totalmente Gluten Free se tornou, para mim, um objetivo de vida. Para quem aprecia a comida (quem não?) e por motivos de restrição alimentar acaba ficando limitado em relação às opções na cidade onde mora, o fato de poder comer fora em lugares diferentes, e não passar mal nem ficar doente, é muito energizante.
Nos últimos anos aumentou muito a oferta de restaurantes seguros para celíacos em diversos lugares no mundo (não em todos, infelizmente). Mas eu sou da época que isso não existia, e que ao viajar eu tinha que cozinhar minha própria comida em 90% das vezes. Então eu sei o quanto essa opção de viajar e não precisar cozinhar é incrível. Foi a partir daí que eu comecei a querer viajar com o objetivo de comer coisas diferentes (risos), e a Trip (viagem) se tornou cada vez mais focada em comida Deliciosa e Gluten Free.
A identidade visual da Celiciosa Trip
Junto com o nome veio uma série de ideias de representação visual, e tem uma frase minha que resume tudo:
“Para mim, o mundo é um donut gluten free, e eu quero provar ele todinho”
Jacobsen, 2023
O portal Celiciosa Trip é sobre viagens, e pensamos em utilizar elementos como o planeta terra e o avião para representar isso na identidade visual. Só que é importante lembrar que, no final das contas, é sempre sobre comida sem glúten. Então pensamos no donut (gluten free), pois é um alimento que representa a felicidade e magia das férias. Um donut não é algo que se come todos os dias, é algo especial. Ele é redondo, como o planeta, e a gente quer explorar ele todo. E foi com isso que cheguei na ideia do “donut ser também o planeta terra”.
Esse foi o briefing enviado para a designer Xênia Martins, que conseguiu criar, com maestria, a identidade visual da Celiciosa Trip.
(Tenho vontade de morder esse logo, vocês não?)

O site (portal de conteúdo) da Celiciosa Trip
Este site que você está acessando foi construído também por mim, e tenho orgulho dele pois não é a minha área de atuação dentro do Marketing Digital (Sou especialista em Digital Analytics). Dessa forma, tudo que eu desenvolvi aqui foi porque sou metida mesmo e estudei as opções que eu tinha para conseguir entregar um portal de conteúdo robusto o suficiente para aguentar a árvore de conteúdo com três ramos principais: Destinos (onde falamos de turismo), Empresas (diretório das empresas cadastradas), e Histórias (nosso blog, com outros assuntos relacionados ao glúten).
Mas ninguém tem sucesso sozinho, não é mesmo? O Vinícius Ghise também contribuiu (contribui diariamente) com várias ideias e opiniões, análises de oportunidades de conteúdo e insights de Search Engine Optimization (uma disciplina importante do Marketing Digital).
Também contamos com a ajuda de um amigo desenvolvedor de redes que, como resultado de seu trabalho, temos um site bem mais rápido, mas mantendo a qualidade das imagens e a quantidade de conteúdo, sem penalizar o carregamento de tela para o usuário (Se quiserem indicação dele para jobs, mandem mensagem).
O agora, e adiante
Eu iniciei esse texto falando que esse projeto é uma paixão minha. Quem chegou até aqui deve ter percebido o quanto eu me dediquei (nos dedicamos, contando com a rede de apoio e parcerias) para que ele saísse do papel. E ele saiu! O desejo do agora e do adiante é que ele cumpra o seu objetivo e seja um ganho para a comunidade celíaca e de pessoas com desordens relacionadas ao glúten. Mas eu não espero construir isso sozinha, por isso, conto com vocês. Vamos fazer a nossa vida mais possível? Eu quero viajar pelo mundo e comer sem glúten com segurança, e você?
Respostas de 2
Boa tarde Meiri, meu nome é Maria, também tenho o diagnóstico de SGNC, porém recente. Já haviam alguns meses que eu não comia pizza e hamburguer, graças a esse site e suas dicas, pude comer sem passar mal. Tive um curso recente em SP e fui pessoalmente na Pizza For Fun (ameeeei e recomendo), a hamburgueria não lembro de onde pedi. Muito obrigada por esse trabalho, até deixei salvo o site na minha barra de favoritos. Que Deus vos abençoe!
Oi Maria! Que feliz que eu fico com o seu comentário! São retornos assim como o seu que nos motivam a continuar. Um abraço!