Destinos » Sul da Itália: Roteiro por Nápoles, Costa Amalfitana e Capri

Roteiro Gluten Free em

Sul da Itália: Roteiro por Nápoles, Costa Amalfitana e Capri

Explore um roteiro inesquecível para 6 noites no sul da Itália - região da Campania. Coma deliciosas pizzas napolitanas gluten free em Nápoles, veja de perto a história antiga dos romanos em Pompéia, conheça praias paradisíacas e vistas inesquecíveis na Costa Amalfitana e na ilha de Capri. Venha se inspirar!
Navegue nesse conteúdo

Se você está planejando uma viagem ao sul da Itália, este roteiro é perfeito para explorar Nápoles, Pompéia, a deslumbrante Costa Amalfitana e a icônica ilha de Capri, mantendo sua alimentação gluten free! Com uma programação de seis dias (ou um pouco mais para os demais deslocamentos), você poderá desfrutar de monumentos históricos, belas paisagens e a autêntica gastronomia sem glúten local.

Abaixo, você encontrará um roteiro detalhado para cada dia, incluindo dicas práticas para refeições sem glúten e transporte, além de sugestões de passeios imperdíveis.

OS LUGARES

O Sul da Itália e, neste caso, a região da Campania, é uma possiblidade de roteiro inquestionável para quem ama esse país, pois: Nápoles é a capital da Campânia, cheia de história e pizzas napolitanas (gluten free, inclusive), não pode ser deixada para trás nessa escolha; Pompéia é imprescindível se você tem vontade de conhecer mais sobre a época da romana antiga; e logo ali “para baixo” já está a famosa Costa Amalfitana, com suas piaggias em meio a costas montanhosas.

Neste roteiro, focamos em conhecer um pouco de cada um desses lugares, tentanto reunir opções com mais fácil deslocamento, e considerando a facilidade de alimentação para pessoas com dieta restritiva ao glúten. Saiba que, para cada uma dessas cidades, já temos um Guia de Viagem (ou Lista de lugares sem glúten) que trás mais detalhes sobre o local, passeios e opções para comer, que serve como um conteúdo complementar a este para você consultar:

ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN

Na Itália há um diferencial, que é a atuação de celíacos local (como já falamos aqui, no Roteiro por Roma, Florença e Veneza). Ou seja, existem muitos lugares que conseguem adaptar seu menu e oferecer opções sem glúten aptas para celíacos.

No entanto, assim como há mais oferta, há também algumas “pegadinhas”. Alguns lugares, talvez por não ter tanto contato com celíacos, podem ter poucas opções, ou também podem não estar tão preparados para turistas e pessoas não falantes de italiano. Deste modo, saiba que sempre que se afastar mais das zonas turísticas ou de alto fluxo de pessoas celíacas locais, mais complicado pode ser a alimentação. Ressaltamos isso porque, ao colocar em prática este roteiro pelo sul da Itália, tivemos algumas dificuldades e uma ou outra experiência cansativa e/ou não tão memorável nas refeições gluten free. Ainda assim, não tivemos problemas com segurança na alimentação. (Você pode ver no detalhe as experiências que tivemos nos restaurantes em nossos Guias de Viagem).

DATAS E DURAÇÃO

Como sugerimos neste roteiro, com 6 pernoites você consegue fazer uma bela viagem pelo Sul da Itália na região da Campania. Mas se você está partido do Brasil, saiba que não conseguirá chegar diretamente à Nápoles, pois as atuais portas de entrada de voos do Brasil são Roma e Milão, de onde você consegue facilmente ir de avião ou até mesmo de trem de alta velocidade para Nápoles. Apenas acrescente mais um dia para chegada e saída no planejamento total da sua viagem para não ficar muito corrida, pois não recomendamos deixar os voos internacionais no mesmo dia de outros deslocamentos, uma vez que atrasos podem ocorrer e você pode se prejudicar.

No cenário deste roteiro estamos considerando:

  • 2 pernoites iniciais em Nápoles,
  • 3 pernoites na Costa Amalfitana, ou cidades maiores perto,
  • 1 pernoite final em Nápoles

A ESTRATÉGIA DO ROTEIRO

Quando fizemos o planejamento deste roteiro pelo sul da Itália, ao avaliar custos de hospedagem e ofertas de restaurantes com opções gluten free na região da Costa Amalfitana, optamos por não nos hospedarmos nas cidades da Costa propriamente, e sim em Salerno – que fica muito próxima, de fácil acesso, mas não é considerada mais “Costa Amalfitana”. É uma cidade legal, mas não tem o mesmo glamour.

No entanto, Salerno tem opções mais baratas de hospedagem, mais estrutura enquanto cidade (supermercados e restaurantes), e é possivel fazer o trajeto fácil e rápido de trem entre Nápoles e Salerno.

Além de Salerno, Sorrento é outra cidade semelhante que também pode ser uma boa base para você ficar transitando pela Costa. Talvez ela seja até melhor em relação a opções gluten free…

MAS, fica a dica (que aprendemos ao colocar o roteiro em prática): Se o gasto final é algo que é importante no seu planejamento, pesquise bem outras questões além da hospedagem, como os custos com deslocamento entre as comunes, e o tipo de alimentação que você consegue fazer. Nós optamos por fazer bate-voltas, mas acabamos gastando com ônibus e barcos que, no final, pesaram bastante no orçamento. Ainda teremos um conteúdo sobre preços e comparações, aguarde!

Ah, e sobre Capri: Optamos por não dormir na ilha em função de que não encontramos nenhum restaurante que parecesse seguro para celíacos, então somente passamos o dia lá – e levamos lanchinho. Funciona e pode valer a pena ainda assim. Mas se algo em relação a isso mudar entre nossa experiência e a sua, talvez seja interessante reavaliar esse ponto, pois dizem que Capri fica muito melhor a noite sem tantos turistas que vão para passar o dia somente!

Dito isso, veja abaixo as nossas sugestões de roteiro dia a dia, inclusive considerando essas opções de estadia de Salerno ou Sorrento como base para a Costa Amalfitana.

ROTEIRO DIA A DIA

Dia 1: Explorando Nápoles

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
Napoli gluten free
roteiro gluten free sul itália
naples gluten free

Comece o dia em Nápoles com um café da manhã na La Pasticceria Rescigno, cafeteria que oferece opções sem glúten para celíacos. Após se abastecer, faça o check-in na sua hospedagem e compre água para o passeio do dia.

Caminhada pela cidade e centro histórico

Inicie a caminhada pela Via Duomo, onde a principal atração é o Duomo di Napoli, uma impressionante catedral gótica. Continue até Spaccanapoli, a rua que corta o coração do centro histórico e está cheia de lojas e artesanato local.

Vá em direção à Via S. Gregorio Armeno e caminhe por ela. Essa rua é conhecida mundialmente por suas lojas de presépios. Mesmo fora da época de Natal, é um ponto turístico imperdível para quem deseja levar uma lembrança única.

Cappella di San Severo

Não perca a Cappella di San Severo, onde está exposta a famosa escultura “Cristo Velato”. As esculturas de mármore nesta capela são incrivelmente detalhadas, destacando-se pelos efeitos de transparência nas vestes. Pode fazer a compra do bilhete com antecedência para reservar horário, pois o local é pequeno.

Gallerie d’Italia – Naples

Passe uma hora explorando a Gallerie d’Italia, que abriga uma rica coleção de arte italiana, incluindo obras de Caravaggio. O museu está localizado no histórico Palazzo Zevallos Stigliano.

Galleria Umberto I e Piazza del Plebiscito

Passe pela majestosa Galleria Umberto I e faça uma pausa para um lanche na sorveteria GROM, localizada ao lado de fora. Depois, visite a Piazza del Plebiscito, a maior praça de Nápoles, onde fica o Palácio Real.

No caminho de volta à hospedagem, faça um pit-stop na famosa Estação de Metrô Toledo, considerada uma das mais bonitas do mundo.

À noite, aproveite para jantar no Il Colmo Del Pizzaiolo, que necessita de um deslocamento maior, mas você pode ir de metô. Só atente para o horário de encerramento do metrô (23h), e já esteja preparado para ter um meio de transporte “backup”, pois Nápoles é grande e tem trechos que não são possíveis de serem feitos a pé. No Guia de Nápoles falamos mais sobre isso.


Dia 2: Bate-volta à Pompéia

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
passeio sitio arqueológico sem glúten pompéia
roteiro gluten free sul itália
pompeia sem gluten

Sítio Arqueológico de Pompéia

Dia de fazer um bate-volta até Pompéia para visitar o Sítio Arqueológico de Pompéia e explorar as fascinantes ruínas desta antiga cidade romana, que foi soterrada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.

Temos um roteiro específico sobre esse passeio aqui, que explica como ir e dicas do que fazer lá: Pompéia: Passeio no sítio arqueológico e almoço sem glúten na cidade

Almoço em Pompéia

Para o almoço, você pode escolher entre o Ristorante Osteria da Peppino ou a Alleria Pizzeria Newpolitan, ambos com boas opções sem glúten, próximos ao sítio arqueológico e próximos também a Estação de trem Pompeii – que você usará para pegar o trem de volta a Nápoles.

Jantar em Nápoles

Retorne a Nápoles à tarde para descansar um pouco. Para o jantar, experimente o restaurante La Locanda Gesù Vecchio, mediante reserva.


Dia 3: De Nápoles mais ao Sul

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free sul itália
roteiro gluten free sul itália
roteiro gluten free sul itália

Ainda em Nápoles

Pós check-out da hospedagem, deixe suas malas no guarda-volumes da estação Napoli Centrale e aproveite a manhã para visitar o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles. Dedique pelo menos 1h30 para ver os artefatos retirados de Pompéia, incluindo o famoso Gabinete Secreto, onde estão expostas obras de arte erótica da cidade antiga.

Após o museu, almoce no Bellillo, uma opção saborosa que pode ser acessada facilmente de metrô. Pegue suas malas e siga viagem rumo ao sul da Itália para conhecer a Costa Amalfitana, onde você pode escolher entre Salerno ou Sorrento para uma estadia mais “em conta” (financeiramente falando) e perto de opções sem glúten. – Mas nada impede de você se hospedar em alguma comune da própria Costa Amalfitana e adaptar os passeios.

Se optar por fazer base em: Salerno

Ao chegar, explore o charmoso centro histórico, a Piazza della Libertà, e faça uma caminhada pelo belo Lungomare di Salerno, um calçadão à beira-mar. Para o jantar, busque uma das opções gluten free locais.

Se optar por fazer base em: Sorrento

Passeie pelo centro de Sorrento, explorando suas lojinhas e pequenas praças. Sorrento também oferece diversas opções de restaurantes que atendem a dietas sem glúten.

Se optar por fazer base na própria Costa Amalfitana

Dê preferência a lugares que tem mais restaurantes com opções gluten free, como Ravello. Neste Guia de Viagem pela Costa Amalfitana contamos como são os lugares e quais foram as opções de alimentação gluten free para celíacos.


Dia 4: Costa Amalfitana (Vietri sul Mare ou Positano)

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress
roteiro gluten free sul itália

Se estiver em Salerno: Vietri sul Mare

Recomendamos um bate-volta até Vietri sul Mare, uma das joias da Costa Amalfitana, famosa por sua cerâmica artesanal. Aproveite o almoço no Il Principe e la Civetta antes de retornar a Salerno.

Se estiver em Sorrento: Positano

Recomendamos um bate-volta para Positano, uma cidade conhecida por suas casas coloridas nas encostas. Visite a Chiesa di Santa Maria Assunta e relaxe na Positano Spiaggia. Leve um lanche sem glúten, já que as opções seguras para celíacos são limitadas.

⭐ Confira informações adicionais no Guia de Viagem Gluten free da Costa Amalfitana.


Dia 5: Costa Amalfitana (Amalfi e Fiordo di Furore)

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Independente de estar em Salerno ou Sorrento, o destino recomendado é Amalfi, acessível de barco com a Travelmar. Explore o Duomo di Sant’Andrea, símbolo da cidade, e almoce no La Bussola sul Mare.

Se estiver em busca de uma aventura extra, pegue um ônibus até o Fiordo di Furore, um pequeno paraíso escondido entre falésias, onde você pode passar uma hora antes de retornar a Amalfi.

⭐ Confira informações adicionais no Guia de Viagem Gluten free da Costa Amalfitana.


Dia 6: Ilha de Capri e retorno à Nápoles

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Termine sua viagem com um dia na deslumbrante ilha de Capri. Pegue o barco com suas malas e, ao chegar, deixe-as no locker próximo à Marina Grande. Explore o centro de Capri e siga até Anacapri, uma vila no alto da ilha com vistas incríveis.

Não deixe de visitar a famosa Gruta Azul, uma caverna marinha com águas de um azul intenso. Como opções de restaurantes seguros para celíacos são limitadas, leve um lanche para garantir sua refeição.

No final do dia, retorne a Nápoles e faça o check-in na hospedagem. Termine sua viagem com um jantar no 3.0 Ciro Cascella, uma ótima opção para experimentar a autêntica culinária napolitana.

⭐ Confira o Roteiro à Ilha de Capri que criamos com diversas dicas para aproveitar bem o dia visitando a Gruza Azul.


Esse roteiro foi criado para oferecer uma experiência completa pela região mais turística da Campania, ao sul da Itália, com a combinação de cultura, história, paisagens paradisíacas e opções de refeições gluten free seguras, é claro! Prepare-se para se encantar com cada destino! Esperamos que goste. 🙂

Facebook
WhatsApp

Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.