Tem Glúten no Vinho? Celiciosa Responde
Será que até no vinho tem glúten? O vinho é uma das bebidas mais antigas e apreciadas do mundo, com uma história que remonta a
Encontre aqui respostas sobre a existência ou não de glúten em determinados produtos. Um conteúdo básico e essencial para celíacos recém diagnosticados ou ainda em processo de aprendizagem, familiares e amigos.
Será que até no vinho tem glúten? O vinho é uma das bebidas mais antigas e apreciadas do mundo, com uma história que remonta a
Mas qual a verdade por trás do mito? Desejo ou poder de uma marca? Esta é uma pergunta que muitos se fazem ao apreciar essa
Tem glúten ou não? Ache a resposta aqui. Conteúdo educativo para auxílio de celíacos / SGNC e demais pessoas com desordens relacionadas e recém diagnosticados, em processo de aprendizagem, ou familiares e amigos.
A confusão em torno da presença de glúten é multifacetada e decorre de vários fatores. Em primeiro lugar, ele é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada, centeio (e a aveia, por contaminação), mas também pode estar presente em outros alimentos devido a contaminação cruzada durante o processamento. Falamos sobre isso aqui. Isso significa que produtos aparentemente e “naturalmente” isentos dessa proteína podem conter vestígios dela, o que dificulta a distinção entre alimentos seguros e não seguros para pessoas que reagem a ela.
Além disso, a complexidade dos rótulos alimentares e a falta de padronização nas regulamentações contribuem para a confusão. Enquanto alguns países exigem que os produtos rotulados como “livres de glúten” tenham menos de 20 partes por milhão de glúten indicados em laudos, outros adotam diferentes critérios ou não possuem regulamentação específica, tornando difícil para os consumidores entenderem o que podem ou não podem consumir de forma segura e quais os limites desse consumo.
A desinformação também desempenha um papel significativo. Muitas pessoas possuem uma compreensão limitada do que é exatamente o glúten, “como que ele contamina”, “como se livrar dele”, e do impacto dele nas diversas condições associadas: como doença celíaca e sensibilidade não celíaca, levando a equívocos sobre os alimentos que contém ou não contém.
Em suma, essa complexidade torna essencial que os consumidores estejam bem informados e atentos ao fazerem escolhas alimentares, especialmente aqueles com restrições dietéticas relacionadas ao glúten.
Copyright © 2024 Celiciosa Trip. Todos os direitos reservados.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais, então não pode ser copiado.